Medida Provisória que destina recurso para pagamento do piso chega ao presidente da República
O piso salarial da enfermagem vem sendo cada vez mais destaque na mídia. A lei do reajuste dos enfermeiros já se encontra aprovada pela presidência e congresso, contudo, permanece suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Com a chegada do novo governo, algumas medidas vêm sendo tomadas para a aplicação do piso salarial da enfermagem. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que a Medida Provisória (MP), que prevê compensações para estados e municípios custearem o novo piso nacional da enfermagem foi enviada à Presidência.
A Medida Provisória regulamentaria a transferência de recursos federais para efetivar o novo reajuste salarial dos enfermeiros. Segundo a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso nacional para enfermeiros passaria a ser de R$ 4.750.
“A informação que tenho é que deverá sair em breve. Faltavam alguns ajustes que dizem respeito principalmente à repartição dos recursos que precisam ser mobilizados para dar conta desse piso em nível nacional, com alguns fatores de correção de desigualdades em função do PIB de estados e municípios e carências relacionados a essas situações econômicas”, completou Nísia.
Precisamos nos mobilizar para que o presidente @lulaoficial assine a Medida Provisória. Muitas promessas foram feitas a enfermagem brasileira, este é o momento de cobrar aquilo que foi prometido.
Veja Mais
- 26/05/2023 11:19
Semana de enfermagem no Hospital Regional MS aborda o tema sobre liderança - 26/05/2023 08:04
Mais dois municípios de MS regulamenta o piso salarial para os profissionais de enfermagem - 25/05/2023 18:00
Profissionais de Enfermagem são homenageados na sessão solene em Dourados-MS - 19/05/2023 07:18
1ª Mostra de trabalhos de Residência em Enfermagem e Residência Multiprofissional/Núcleo de Enfermagem divulga resultados - 18/05/2023 10:30
Governo do Estado autoriza concurso para 279 profissionais da saúde; ação judicial do Coren-MS cobra contratação de 83 enfermeiros e 43 técnicos de enfermagem