30/01/2023

Com meta de atingir 100% dos municípios, Miranda e Dois Irmãos recebem primeiras fiscalizações de 2023

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) retomou o cronograma de fiscalizações em unidades de saúde.

Fiscais finalizaram o trabalho na Secretaria Municipal de Saúde de Miranda

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) retomou o cronograma de fiscalizações em unidades de saúde. A principal atividade-fim da fiscalização é garantir o exercício profissional de enfermagem de forma segura, de qualidade e eficiente para a população, em todos os espaços de atuação da enfermagem. Os primeiros municípios visitados em 2023 foram Miranda e Dois Irmãos do Buriti. Ao todo foram 14 instituições fiscalizadas, entre eles, hospitais e Unidades de Saúde da Família.

As enfermeiras fiscais, Dra. Elayne Barroso e Dra. Priscilla Santana de Araújo, conversaram com os secretários de saúde dos dois municípios e expôs inconformidades e necessidades para qualificar o processo de trabalho de enfermagem e consequentemente qualificar à assistência prestada a comunidade. O período de fiscalização ocorreu entre os dias 23 a 26 de janeiro.

Meta atingida
No ano de 2022, o setor de fiscalização do Coren-MS visitou aproximadamente 700 unidades de saúde em 79 municípios do Estado, atingindo a meta de 100% das unidades de saúde. Das ações de fiscalizações culminaram na abertura em rito de interdição ética por déficit profissional para Maternidade Cândido de Campo Grande, Clínica Gastroderm de Três Lagoas e o Hospital Beneficente Rita Antônio Maciel Godoy de Caracol.