05/09/2023

Coren-MS forma nova composição da Câmara de Ética

Com a finalidade de garantir a conduta ética dos profissionais de Enfermagem, zelar pelo exercício ético, combater o exercício ilegal

Com a finalidade de garantir a conduta ética dos profissionais de Enfermagem, zelar pelo exercício ético, combater o exercício ilegal da profissão e outras atribuições. Por estas razões, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) nomeou novos membros da Câmara de Ética da Enfermagem em Mato Grosso do Sul.

Foi criado duas câmaras compostas pelos seguintes membros:
Câmara de Ética 1
Dr. Rodrigo Teixeira (coordenador)
Dr. Leandro Afonso Rabelo Dias (membro)
Sr. Cleberson dos Santos Paião (membro)

Suplentes
Dr. Fábio Roberto dos Santos Hortelan (membro)
Srª. Maira Antonia Ferreira de Oliveira (membro)
Srª. Dayse Aparecida Clemente (membro)

Câmara de Ética 2
Dra. Lucyana Conceição Lemes (coordenadora)
Dra. Nivea Lorena Torres (membro)
Sr. Aparecido Vieira Carvalho (membro)

Suplentes
Dr. Flavio Tondati Ferreira (membro)
Dra. Karine Gomes Jacem (membro)
Srª. Carolina Lopes de Morais (membro)

A Comissão de Ética está normatizada pelo Coren-MS, por meio da Decisão Coren-MS nº 053/2023, que normaliza a criação das Câmaras de Ética no âmbito Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e pelo Regimento Interno da Autarquia, homologado pela Decisão Cofen nº 124/2021 de 11 de agosto de 2021.

A Comissão de Ética do Coren-MS foi implantada para assessorar tecnicamente os profissionais de enfermagem na busca de melhores soluções para as questões éticas que surgem diariamente dentro das instituições.

Conforme a coordenadora da Câmara de Ética 2, a dra. Enfª Lucyana Lemes, esta Comissão pretende divulgar o Código de Ética dos Profissionais de enfermagem, incentivar e assessorar o processo de estruturação das Comissões de Ética de Enfermagem (CCEnf) nas Instituições de Saúde e também promover medidas educativas que orientem os profissionais de enfermagem. “A intenção é sensibilizar os profissionais de Enfermagem da necessidade e da importância do comportamento ético”, frisa dra. Lucyana Lemes.