Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MS requer a convocação de 90 profissionais para suprir déficit encontrado na rede municipal de Campo Grande- MS


02.02.2023

Secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, recebe relatório feito pelo setor de fiscalização que especificou as unidades de saúde com o atual quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem na atenção básica, na rede de urgência e emergência.

A convocação dos 90 profissionais de enfermagem para suprir o déficit decorrência da exoneração de enfermeiros e técnicos de enfermagem na rede municipal da Capital, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Dr. Sebastião Duarte, solicitou reunião com secretário Municipal de Saúde (Sesau), Dr. Sandro Benites, para que seja feita a reposição das vagas em aberto.

O município havia sinalizado para o Coren-MS que chamaria 1/3 da demanda, aproximadamente 30 profissionais. O presidente do Conselho, Dr. Sebastião Duarte, apresentou relatório feito pelo setor de fiscalização que especificou as unidades de saúde com o atual quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem na atenção básica, na rede de urgência e emergência. Atualmente há déficit de 30 enfermeiros e de 60 técnicos de enfermagem, devido vacância por exoneração e afastamentos, inclusive as licenças para assuntos pessoais. “Não se trata de um aumento de despesa ao município, é uma questão de necessidade”, frisou Sebastião.

O Coren-MS foi representado na reunião pelo presidente, Dr. Sebastião Duarte, e a enfermeira-fiscal, Renata Moraes, que na ocasião foram recebidos pelo secretário, Dr. Sandro Benites, e da adjunta, Rosana Leite.

Na reunião realizada na manhã desta quinta-feira (02/02), na sede da Sesau, que contou com a presença da secretária-adjunta, Dra. Rosana Leite de Melo e da enfermeira-fiscal do Coren-MS, Dra. Renata Moraes, ficou acordado que em vez de 30 profissionais a convocação de mais 60, totalizando 90. “A ausência (de profissional) sobrecarrega quem está atuando nas unidades de saúde”, concorda Sandro Benites.

Solicitação antiga
O Coren-MS tem demonstrado preocupação pela falta de profissionais em todas as instituições de saúde do estado. A convocação destes profissionais será dos aprovados do concurso realizado em 2019, porém, não definiu um prazo. “Existem vários profissionais que estão doentes, são aqueles que se afastam ou mesmo doentes continuam trabalhando”, revela o cenário o presidente do Coren-MS, Sebastião Duarte.

Esta foi a terceira reunião do Coren-MS com a nova gestão da Sesau, para tratar da regularidade no número de profissionais de enfermagem.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...