Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Novembro Azul é a campanha de alerta com os cuidados da saúde do homem


02.11.2022

Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, que atinge cerca 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). O Coren-MS busca difundir informações sobre o tema neste mês e estimula a Enfermagem a abordar o assunto nas suas instituições.

Embora as taxas de incidência e mortalidade sejam altas, de acordo com especialistas, os números não são o que mais aflige os brasileiros, mas sim o medo de ficar impotente sexualmente, o que não acontece em todos os casos. O câncer de próstata é mais comum em idosos. Estima-se que seis entre dez casos registrados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. No entanto, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.

Fazer check-up regular

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

Os exames de PSA medem os níveis do antígeno prostático específico na próstata, não o câncer. O PSA é produzido pela próstata em resposta a uma série de alterações que podem estar presentes, incluindo uma infecção ou inflamação (prostatite), o aumento de tamanho da próstata (hiperplasia benigna da próstata) ou, possivelmente, o câncer.

O PSA é o primeiro passo no processo de diagnóstico para o câncer. Ele é útil para a detecção da doença em estágios iniciais, quando é possível ser tratada. Especialistas acreditam que o exame de PSA salva a vida de aproximadamente 1 em cada 39 homens que realizam o exame. Mas ele não dispensa o exame de toque retal. O exame de PSA é mais eficaz quando é feito concomitante ao toque retal e quando se leva em consideração também a avaliação dos fatores de risco do paciente.

Higienização evitar infecções sexualmente transmissíveis

Cuidados diários de higiene íntima são fundamentais para evitar a proliferação de fungos e bactérias e até problemas mais graves. Apesar de existirem muito mais produtos no mercado voltados para o público feminino, todas as pessoas devem fazer a limpeza adequada da região para prevenir infecções e desconfortos como coceiras, irritações e odores fortes. Separamos algumas informações e dicas práticas para uma boa higiene íntima. O médico urologista, Dr. João Juveniz, gravou um vídeo trazendo mais detalhes sobre o assunto.

A higiene adequada da região íntima é fundamental para prevenir infecções comuns, como a candidíase e a balanite (inflamação que atinge o prepúcio ou a glande) até doenças mais sérias, como o câncer de pênis, já que a má higiene íntima é considerada um dos fatores de risco desse tipo de câncer.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...