Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

28 de maio “Dia Nacional de Redução de Mortalidade Materna”

A luta para reduzir os índices de mortalidade é uma obrigação de todos e principalmente do poder público

28.05.2018

O “Dia Nacional de Redução de Mortalidade Materna”, é comemorado nesta segunda-feira (28), e os números ainda merecem toda atenção da sociedade brasileira, principalmente dos gestores da saúde no Brasil. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo menos 830 mulheres morrem todos os dias no mundo por conta de complicações na gravidez e no parto.

Segundo a OMS, é considerada morte materna quando a mulher vem a óbito durante a gestação ou em um período de 42 dias após o término da gestação, independente da duração ao da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gestação ou por medidas em relação a ela, porém não devida às causas acidentais.

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), sempre atuante nos assuntos referentes a saúde da mulher, participa em Campo Grande do Comitê de Mortalidade Materno Infantil Municipal. O grupo se reúne uma vez por mês na Capital para discutir assuntos de relação a mortes de mães e crianças. De acordo com o comitê, mortes de mães, de novembro a maio deste ano, não foram registradas, porém ocorreram 21 óbitos infantis.

Para prevenir casos de mortes maternas Mato Grosso do Sul integra uma política de assistência conhecida como “Rede Cegonha”, do Ministério da Saúde, esse projeto específica a atuação da enfermagem no acolhimento das gestantes, na internação e principalmente na realização dos partos por enfermeiros. Além de destacar a Autorização de Internação (AIH) e a alta hospitalar pela enfermagem.

Causas

Os principais fatores que contribuem com os óbitos maternos são distúrbios hipertensivos e hemorragias, isso é mais comum na América Latina e Caribe. Nos países desenvolvidos a maioria das mortes ocorre devido a anestesia e a cesariana. As infecções puérperas relacionadas aos abortos também são agravantes que podem comprometer a vida de uma mãe.

Dia “Nacional de Redução de Mortalidade Materna” vem para lembrar que as mães gestantes merecem todos os cuidados necessários para uma vida mais saudável. A luta para reduzir os índices de mortalidade é uma obrigação de todos e principalmente do poder público que deve fazer investimentos na área e olhar com mais atenção por essa classe.

 

 

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...