Mesa redonda na 5ª SEMS debate 30 horas, comissão de ética e melhor estrutura


03.07.2015

SCR_5361A tarde desta sexta-feira (3) da 5ª SEMS (Semana de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) reservou um belo debate e apresentação de constatações sobre a classe, através do tema “Realidade, Desenvolvimento e Desafios na Enfermagem Sul-Mato-Grossense”.

A mesa foi formada pela coordenadora e tesoureira do Coren-MS, Elaine Baez Sarti; Alessandra Murari (Coren-ES); a chefe de divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Capital, Néia Melo; a conselheira e representante da Sesau, Judith Willemann Flor e a superintendente interina da Santa Casa, Claudenice Valente.

Cada integrante teve tempo cronometrado para explanar suas ideias sugestões e situações de suas respectivas instituições. Os principais assuntos em pauta foram as 30 horas, as comissões de éticas nas instituições e o reconhecimento profissional.

“Vejo a enfermagem num processo evolutivo, acabamos de subir um patamar. Estamos no “vamos fazer”. Antes estávamos no “vamos pensar” alguns anos atrás”, avaliou a superintendente da Santa Casa, Claudenice .

O debate se intensificou quando se abriram as perguntas e as 30 horas e a situação da saúde em Mato Grosso do Sul entraram na pauta.

“O profissional da enfermagem é um profissional que cuida das pessoas, mas chegou o momento que a enfermagem está precisando que cuide dela. Quando conseguirmos atrelar um bom salario com 30 horas, vamos alcançar outro patamar”, ressaltou a coordenadora Elaine.

As comissões de ética em hospitais foram sinalizados como possíveis saídas para diminuir os problemas profissionais e de falta de estrutura.

“A comissão de ética está ali para ajudar e não punir. Ela deve fazer um trabalho de orientação. Pedimos também que o Coren-MS visite frequentemente (as instituições) como tem feito, pois assim estimula os profissionais ali”, comentou Neia, do Hospital Universitário.

“O profissional tem que ter em mente que a comissão de ética serve para gerar conhecimento e aprendizado. Se hoje ele acusa o erro do colega, amanhã pode acontecer com ele”, avisa Alessandra do Coren-ES.

O questionamento de uma profissional na plateia sobre uma tabela de preços por procedimentos em prestações de serviços levantou outro debate no auditório do Crea-MS, clareado pela representante do Espirito Santo. “O Cofen disponibiliza tabelas de valores mínimos em seu site sobre como cobrar os procedimentos”, explicou.

A superintendente da Santa Casa vê a Enfermagem do Estado evoluindo e não descarta futuramente uma comissão de ética a instituição. “Estamos otimistas, afinal temos várias lógicas. Agora se estivéssemos um só ai poderíamos estar pessimistas e sem esperança”, finalizou.

A 5ª SEMS continua na noite desta sexta e manhã de sábado.

Confira a programação:

03/07/15

21h – Show Cultural e coquetel (Baile de Confraternização)

 

04/07/2015

Local: Auditório Profª Ena Araujo Galvão – Escola Técnica do SUS

Av.: Filinto Muller, n.1480 – Vila Ipiranga – Campo Grande/MS

8:30h – Apresentação da “Carta da Enfermagem no Mato Grosso do Sul 2015”

09:30h – Coffe Break

10:30h – Premiação dos Trabalhos Científicos

11:30h – Encerramento Oficial

12h – Almoço.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...