Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Amamentação é tema de seminário interno no HU/UFGD


17.08.2012

Funcionários que atuam na assistência materno-infantil do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) estão recebendo orientações teóricas e práticas sobre o aleitamento materno. A atividade faz parte da comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o objetivo de debater os protocolos de assistência em aleitamento para mães e recém-nascidos.

As atividades tiveram início na segunda-feira (13) e seguem até a próxima semana, com programação teórica e prática. O projeto conta com a participação de aproximadamente 90 servidores do centro obstétrico, alojamento conjunto (maternidade), unidade de terapia intensiva neonatal e unidade de cuidados intermediários neonatal.

A atividade de educação continuada será desenvolvida em um mini-curso de 10 horas, envolvendo teoria e prática de assistência ao aleitamento materno, capacitando os servidores para assistência resolutiva e humanizada, pautada nas práticas de assistência recomendadas pelo Ministério da Saúde.

As responsáveis pelo projeto são Ângela Rios, da Coordenação de equipe multiprofissional; Tailci Cristina dos Santos, do Banco de Leite Humano; Jacqueline dos Santos, da coordenação de enfermagem materno-infantil; Jaqueline Flores e Camila Veiga de Lara, da COGEP.

O conteúdo programático das aulas teóricas inclui temas como acolhimento, avaliação e orientação da mãe; posição e pega; aleitamento materno na primeira hora de vida; a importância do profissional no sucesso da amamentação; critérios de prescrição do leite artificial; critérios para administração da alimentação por sonda, seringa e copinho; discussão sobre uso de dedo de luva e outros bicos artificiais e estímulo de succção em recém-nascido pré-termo.

Após as aulas teóricas, realizadas nesta semana, os participantes iniciam as oficinas práticas, com esclarecimento das dúvidas pelos profissionais da assistência, através de orientações práticas nos setores de assistência materno-infantil. Os servidores participantes irão receber certificado de carga horária de 10 horas, emitido pela COCEP.

Fonte: Jornal Agora MS.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...