Equipe coordenada por enfermeira leva saúde a 1,8 mil pessoas da área rural de Rio Negro

“Somos bem recebidos pelos moradores das fazendas, eles são pessoas muito simples", diz a enfermeira Nadielly Costa

21.08.2018

Dra. Nadielly Costa (Foto: arquivo pessoal)

Equipe multidisciplinar, coordenada pela enfermeira, Dra. Nadielly Costa da Silva, do PSF (Programa de Saúde da Família) de Rio Negro – a 153 km de Campo Grande, leva atendimento e mais saúde aos moradores rurais da região. O programa é responsável por pelo menos 1,8 mil pessoas que são bem receptivas aos profissionais da saúde.

“Somos bem recebidos pelos moradores das fazendas, eles são pessoas muito simples. A população dessa área sempre nos espera de braços abertos”, disse a Dra. Nadielly.

Ainda de acordo com a coordenadora do programa, a equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e agentes de saúde. O grupo é formado por 12 pessoas que são responsáveis em levar atendimento à população da área rural. São Francisco, Nova Esperança e Ourolândia são os distritos atendidos pelo programa.

Conforme a enfermeira responsável pelos atendimentos, as doenças mais comuns na zona rural é a diabete e hipertensão. “São doenças que a gente já vem lutando há um bom tempo. Nós temos o nosso hiperdia que acontece todo início de mês em cada distrito”, afirmou Nadielly.

“O hiperdia tem por objetivo alertar as pessoas sobre a hipertensão e diabetes, por meio de palestra com uma médica e uma nutricionista que falam da prevenção e dos cuidados. Durante as palestras nos realizamos a aferição da pressão arterial, além dos testes de hipoglicemia”, acrescentou.

Desafios da equipe

Atendimento no município de Ourolândia (Foto: arquivo pessoal)

Conforme a Dra. Nadielly, o maior desafio é o transporte, pois a área que eles atendem é uma região pantaneira e com isso o trajeto oferece muita dificuldade. “Com tantas dificuldades não a carro que aguente por muito tempo”, afirmou.

Mesmo com tantos percalços a enfermeira disse que o papel da enfermagem é fundamental na saúde das famílias rurais. Para ela a enfermagem é o elo do paciente com o médico.

“Na maioria das vezes o paciente não fala tudo ao médico e acabam por esconder algumas problemas. Porém com o profissional da enfermagem as pessoas ficam mais relaxadas e não escondem nada”, contou.

Lembranças para gestantes atendidas pelo Programa Familiar (Foto: arquivo pessoal)

 

“Isso ocorre devido ao nosso contato que é mais frequente, já o médico só tem o contato quando está agendado”, complementou.

A profissional ressalta que muitos acadêmicos de enfermagem terminam o curso visando somente o lucro o que para ela não é o correto. “Se não trabalharmos com amor o profissional não chega a lugar algum”, alertou.

“Para obter sucesso nessa área é preciso realizar a sua profissão com muito respeito e carinho ao paciente, é o mínimo que podemos fazer pelas pessoas”, finalizou.

 

Equipe rural em atendimento no distrito de São Francisco

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...