#8DeMarço: para elas, o que foi ser mulher e profissional da Enfermagem em um ano de pandemia?

Três profissionais da Enfermagem de MS compartilham suas reflexões sobre o que foi ser mulher no ano que passou

08.03.2021

Além do desafio de ser mulher em uma sociedade estruturada na desigualdade de gêneros, elas enfrentam a batalha de serem trabalhadoras da saúde. Há um ano, esta é uma guerra ainda mais intensa travada contra um inimigo em específico, a COVID-19.

Maioria entre os profissionais da Enfermagem brasileiros, elas são o braço forte e sensível do cuidado. São também o olhar atento da pesquisa na Saúde e são também a firmeza da gestão das equipes de Enfermagem e do empreendedorismo nos consultórios de Enfermagem e trabalhos de home care. Elas são muitas e, juntas, são a síntese da força inesgotável que atua pela Vida.

Neste 8 de março, o Coren-MS convidou três profissionais da Enfermagem de Mato Grosso do Sul para compartilharem suas reflexões sobre o que foi ser mulher no ano que passou, enquanto enfrentavam o vírus que parou o mundo e mudou totalmente suas rotinas enquanto pessoas do sexo feminino e trabalhadoras da saúde.

Leia os depoimentos abaixo:

Enfermeira Simone Barreto, de Campo Grande (MS)

“A pandemia está fazendo um ano, e eu tenho o privilégio de comemorar mais um ano o Dia Internacional da Mulher com saúde.

Mostramos à sociedade que a mulher não é sexo frágil na sua totalidade. Quantos desafios enfrentados… Quantas lutas enfrentadas e vencidas, assim como quantas delas perdidas… Quantas vidas descobertas também! Quantos medos e angústias enfrentados… Quantos anseios superados… Quantas conquistas alcançadas… Quantas fragilidades vencidas e superadas. Quantas tristezas compartilhadas com familiares e colegas de trabalho. Cansaço físico e mental que podemos dizer: superamos e estamos vencendo.

Acima de tudo, tenho muito orgulho da minha profissão, ser enfermeira. Orgulho de ter prestado assistência de qualidade e vital àquelas acometidos pela COVID-19. Agradeço a Deus por poder escrever esta mensagem. Obrigada pela vida, Deus! Obrigada pela família que tenho. Obrigada, colegas de trabalho, por respeitar no cumprimento das normas de biossegurança. Obrigada, esposo, familiares, por compreender as limitações e restrição de contato”.

 

 

 

Enfermeira Cléo Guerra Cabral, de Paranaíba (MS)

“Sou mulher e enfermeira com liberdade de escolha e com meu espaço e direito à voz sem sofrer nenhum tipo de diminuição.

Em 2020, passamos por fase difícil na profissão, porém, serviu para expor a toda sociedade a importância da Enfermagem como profissão. Todos viram a importância do cuidar.

Ser enfermeira é saber que todos os dias você vai tocar uma vida ou uma vida vai tocar em você”.

 

 

 

 

 

 

Técnica de Enfermagem Edilene Alexandre da Silva, de Campo Grande (MS)

“Sou recém-formada nesta profissão voltada à arte de cuidar e zelar pela vida, e que acaba se enquadrando nas características do feminino.

A princípio, pensei em esperar a pandemia ‘passar’ para entrar no mercado, mas não teve como. O instinto de fazer algo pelo próximo não me deixou ficar parada. Saber que eu poderia fazer algo por uma vida me fez querer ir em frente.

Eu estou apenas no começo da carreira, mas sei que muitas mulheres que vieram antes de mim lutam desde o início, se privando de momentos de lazer, de estar com a família, de um abraço gostoso ao chegar em casa, para estar na linha de frente, se arriscando, se reinventando para proporcionar momentos de conforto a um paciente e zelar pelas tantas vidas acometidas por essa doença. Muitas profissionais passaram pela exaustão, mas permaneceram lutando firme e bravamente. Assim continuam!

E ao concluir meu curso, entendi que seria injusto não querer fazer parte do time de mulheres da Enfermagem que, ao mesmo tempo que são delicadas como uma pétala, são ferozes e fortes como leoas. Parabéns a todas mulheres, não somente em seu dia, parabéns por serem mulheres TODOS OS DIAS! E a nós, profissionais da área da saúde, não deixo somente meus parabéns, deixo também minha gratidão e admiração. E vamos juntas continuar na luta, e que Deus nos proteja e abençoe”.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...