Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Vereadora de Itaquiraí apoia piso salarial da Enfermagem e pede remuneração melhor para profissionais do município

Assim como outros representantes políticos da classe têm feito, parlamentar procurou Coren-MS para prestar contas de suas ações

06.05.2021

Atualmente, a vereadora também é coordenadora de Saúde da Mulher de Itaquiraí – Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

A enfermeira Diuquéblea Inês da Silva é vereadora em Itaquiraí, um munícipio da região conhecida como Grande Dourados em Mato Grosso do Sul, e está no terceiro mandato. Dividindo sua rotina entre profissional da Enfermagem e parlamentar, procurou o Coren-MS para mostrar apoio à luta pelo piso salarial da categoria e prestar contas sobre o que tem feito localmente pelos colegas e por sua cidade como um todo.

O projeto de lei nº 2564/2020, que tramita no Senado com vistas a instituir piso salarial para os profissionais da Enfermagem de todo o Brasil, motivou a vereadora a manifestar-se positivamente pela causa e apresentar indicação que fez nos últimos dias por uma remuneração mais justa a esses trabalhadores de seu município.

Itaquiraí é uma cidade da região da Grande Dourados de Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação/Governo de MS

No último dia 30 de abril, pediu a mobilização de toda a Câmara Municipal de Itaquiraí para junto do Poder Executivo realizar um estudo sobre possível reajuste salarial aos profissionais da Enfermagem do município. “Temos trabalhado incessantemente durante esta pandemia e mostramos o quanto sempre fomos essenciais. Pedi que fosse feito estudo com base na realidade de Itaquiraí e considerando que há muito tempo os servidores da saúde não têm reajuste”. O pedido ainda tramita na Casa de Leis.

Confira na entrevista abaixo o balanço feito pela vereadora sobre suas ações, e detalhes sobre o município onde ela vive:

Como é atuar no Legislativo e na Enfermagem ao mesmo tempo, em Itaquiraí?
Vereadora Diuquéblea – Trabalho como enfermeira em uma unidade de saúde, atualmente como Coordenadora de Saúde da Mulher do município, e há anos trabalhei na Estratégia Saúde da Família (ESF) da área rural. Isso desde sempre me aproxima da comunidade. Entender o meu papel na assistência à saúde foi o que me levou à vida política, para defender os interesses da Enfermagem e de todas as pessoas da cidade. Consigo conciliar bem os dois papéis, e entendo suas diferenças e suas potencialidades.

Como está o seu balanço de ações, considerando que você é uma das poucas enfermeiras a permanecer tanto tempo num cargo de vereadora em um município de Mato Grosso do Sul?
Vereadora Diuquéblea – Considero que tenho desenvolvido ações desde que fui secretária de Saúde de Itaquiraí, em 2012. Depois disso, vieram meus mandatos e mais experiência.

Especialmente pela Saúde do município, como vereadora pude ajudar na melhoraria do nosso hospital filantrópico e de 11 postos de saúde. São conquistas que muito me orgulham.

Tenho atuado também para melhorar a qualidade de vida dos itaquiraienses, conseguindo emendas parlamentares para a implantação de academias ao ar livre e ambulâncias, por exemplo.

Pela Enfermagem, fiz uma indicação para a implantação da jornada de 30 horas para os servidores do município. É algo que vou voltar a discutir, pois é o momento de pressionarmos por causas como essa.

Como se trata de uma cidade de 21 mil habitantes, as demandas são mais pontuais. E em todos esses anos, tenho procurado atender: peço do reparo iluminação pública até melhores estradas. Muitas necessidades fico sabendo, inclusive, atendendo meus pacientes.

Quais são suas próximas metas como vereadora?
Vereadora Diuqueblea – Precisamos, tanto eu quanto os demais vereadores, nos aproximarmos mais dos trabalhadores da Saúde. Ouvir seus interesses, propor projetos e conseguir as melhorias que eles demandam. Sei que isso valorizar quem é dessa área da assistência reflete diretamente em mais qualidade de vida para a população. Estou aberta para ouvi-los e atuar em benefício de todos.

Vou dar continuidade ao mandato com foco na população e suas necessidades. Minha escuta de enfermeira e de vereadora estará sempre atenta.

O Coren-MS esclarece que o objetivo desta publicação é abrir espaço de fala para personalidades políticas da Enfermagem no estado, de forma a estimular a participação e consciência política da categoria em torno do desenvolvimento da profissão e da área da Saúde. A promoção dos entrevistados como figuras públicas não é visada. Se você foi eleito, e também deseja prestar contas à enfermagem sul-mato-grossense sobre suas ações nos canais do Coren-MS, entre em contato enviando e-mail para presidencia@corenms.gov.br.

Clique aqui e confira o levantamento completo de votos dados a profissionais da enfermagem de Mato Grosso do Sul nas últimas eleições.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...