Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MS lança “Enfermagem em Números MS”: plataforma online de consulta a dados sobre a classe


29.03.2022

Ao acessar a plataforma terá “Visão Geral” da enfermagem de Mato Grosso do Sul sobre número de inscritos, média de idade, distribuição por gênero e etc

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren-MS) se prepara para lançar a plataforma “Enfermagem em Números MS”. Essa nova ferramenta que vai elencar dados do sistema sobre o perfil dos profissionais, disponibilizando mapas, diversos filtros como distribuição de profissionais por cidade, gênero, idade, entre outros. Será um novo instrumento de Transparência, sendo uma ferramenta pública, de livre acesso da enfermagem sul-mato-grossense. Não serão divulgados dados de identificação pessoal, como nome, endereço, documentação, entre outros.

O “Enfermagem em Números MS” foi apresentado aos servidores e conselheiros do Coren-MS, na Reunião Ordinária de Plenário (ROP) , na última quinta-feira (24/03). A apresentação ocorreu por meio de videoconferência pelos profissionais da Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), o assessor Daniel Cesar da Silva Nunes e o gerente Rafael Conceição. É uma parceria entre os conselhos na disponibilização da plataforma.

O assessor técnico do Coren-MS, João Paulo Ferreira, explica que o sistema de tecnologia usado é o Business Intelligence – Inteligência de Negócios – é considerado um dos mais avançados da Microsoft. Nele permite o acesso ao banco de dados, extraindo a informação e transformando em gráficos ou mapas, dados em tempo real, de forma interativa e fácil, ao público. “É uma evolução comparado ao sistema que até então havia no Coren-MS. Este tipo de informação nos levava um tempo e um trabalho maior para extrair no banco de dados. Agora, com esta ferramenta serão dados disponíveis de forma rápida e atualizada todos os dias”, compara João Paulo, graduado em Ciências da Computação.

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, e o assessor técnico do Coren-MS, João Paulo Ferreira, em vídeoconferência, com profissionais da Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) do Coren-SP durante Reunião Ordinária de Plenário

O presidente do Coren-MS, Dr Sebastião Duarte, define a chegada do sistema como uma evolução para o Conselho. Além de permitir o compartilhamento de dados entre os setores da autarquia, sendo uma ferramenta a mais na Transparência, ajudará na identificação do perfil da enfermagem sul-mato-grossense. “Recebemos diversas solicitações que inclusive não conseguimos fornecer as informações imediatamente, a partir da plataforma, haverá dados em tempo real, que vai atender tanto meio acadêmico até ao mercado de trabalho. E vem fortalecer uma das políticas de trabalho do Coren-MS, onde temos divulgado sistematicamente que os profissionais façam registros das pós-graduações no conselho”, destaca Sebastião.

Fiscalização e o jurídico
Para a coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-MS (DFIS), Liniani Cristina Rodrigues Módulo Carvalho, a plataforma vem contribuir em tempo real a informação levantada inloco pela fiscalização e ajuda na troca de dados com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Tribunal de Contas da União (TCU), órgãos fiscalizadores de controle interno e externo. “Quando um fiscal chega ao município e questiona ao enfermeiro, seja no hospital ou até mesmo o Secretário Municipal Saúde, se tem profissional especialista? Poderá haver esta busca no sistema contrapondo os dados repassados. Por exemplo, saberemos por município onde necessita de um profissional especialista ou onde de fato está exercendo a tal função”, explica Liniani.

O Procurador-geral do Coren-MS (Conselho regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Dr. Douglas Costa Cardoso, avalia que o sistema vai ajudar a identificar o déficit profissional da enfermagem. “Às vezes em determinada denúncia partimos da necessidade da contratação de mais profissionais. Porém, municípios justificam que não há profissional. Então, a plataforma vem colaborar para servir de base de quantos profissionais se encontra naquela localidade, quantos surgiram a mais em um ano”, argumenta Douglas.

Atualmente são 28.797 inscrições ativas no Coren-MS, sendo 27.102 profissionais, desses 8.793 são enfermeiros(a), 16.832 técnico(a) de enfermagem, 3.169 auxiliares de enfermagem, 2 atendentes de enfermagem e 1 obstetriz

Perfil da Enfermagem
Todo cidadão poderá ter acesso a plataforma “Enfermagem em Números MS”. Em breve, vai estar disponibilizada para consulta no site do Coren-MS (http://www.corenms.gov.br/). Além de promover a publicidade de dados relacionados ao perfil profissional, será um instrumento de pesquisa contribuindo para estudos e trabalhos técnicos, consulta da imprensa. Para isso, a plataforma disponibiliza mapas e diversos filtros, como busca por cidades, gêneros, idades, entre outros.

Atualmente são 28.797 inscrições ativas no Coren-MS, sendo 27.102 profissionais, desses 8.793 são enfermeiros(a), 16.832 técnico(a) de enfermagem, 3.169 auxiliares de enfermagem, 2 atendentes de enfermagem e 1 obstetriz. No mês de março de 2022 a plataforma mostrou que, a média de idade dos profissionais de enfermagem de Mato Grosso do Sul é 40,51 anos, sendo formado por 83,98% mulheres e 16,02% homens. Em comparação ao Brasil, a enfermagem de MS representa 1,34% dos enfermeiros ativos, 1,08% dos técnicos de enfermagem, 0,72% dos auxiliares ativos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...