Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

“Pedimos a população que cuide do profissional de enfermagem”, solicita o presidente do Coren-MS


01.06.2022

São pessoas que estão se dedicando à população o seu trabalho, sua vida e a sua saúde, diz dr. Sebastião Duarte, presidente do Coren-MS

No mês da Enfermagem, o presidente do Coren-MS, dr. Sebastião Duarte, aproveitou a data comemorativa para pedir respeito aos profissionais. Eles estiveram na linha de frente na pandemia, são responsáveis pela vacinação da população e pelo atendimento na Atenção Primária. A enfermagem representa 60% dos profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Na terça-feira (31/05), em entrevista ao programa Giro Estadual de Notícias, do grupo Feitosa de Comunicação, Sebastião ao comentar sobre a importância da sanção do PL 2564/2020, que institui o Piso Salarial da categoria, fez um apelo para que “cuide do profissional de enfermagem”.

“Pedimos a população que cuide do profissional de enfermagem, que trate bem porque é um patrimônio público. São pessoas que estão se dedicando à população o seu trabalho, sua vida e a sua saúde. A população que procura o SUS é atendida 60% pela enfermagem. No mês de Maio, Dia do Enfermeiro e Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a população possa entender a sua importância na saúde pública, tratar bem e os cativar”, pediu Sebastião nas rádios transmitidas a Fátima do Sul, Paranhos, Nioaque, Rio Verde de MT, Inocência e Maracaju.

Piso Salarial

O presidente do Coren-MS demonstrou preocupação com a demora da sanção sobre o Piso Salarial (PL 2564). Em Mato Grosso do Sul, há muitos profissionais recebendo equivalente a um salário-mínimo para atuar no sistema público de saúde.”Os profissionais de saúde de um modo geral são necessários para manutenção da vida. E os profissionais da enfermagem compõem maior contingente. São 28 mil profissionais em Mato Grosso do Sul. A maioria dos municípios destinando baixo salário e investido pouco nos profissionais. Isso faz que as pessoas não percam o interesse, de estudar a profissão. Isso é um fato preocupante. Por que toda população depende dos profissionais da saúde. E precisa-se de estímulo, que ele estude e que amplie o número de profissionais. Com isso, esses salários em torno de um salário-mínimo para o técnico de enfermagem e dois a três salários-mínimos para um enfermeiro não tenham atraído as pessoas. Outras preocupação que a classe está sem política pública para técnicos de enfermagem. Temos a expectativa que o Piso Nacional seja sancionado pelo presidente (Jair Bolsonaro) e corrija as injustiças e estimulem as pessoas estarem estudando a enfermagem”, comentou.

Mais projetos

O Coren-MS tem buscado alternativas para diminuir a sobrecarga dos profissionais. Defende a aprovação do Projeto de Lei para jornada de 30 horas semanais nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Parceira com profissionais da saúde mental e psicólogo oferecendo assistência. E a implantação de laborterapia nas instituições de saúde, por meio de Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de MS.

“A enfermagem como outras profissionais, lidam com morte, sofrimento e dor. Ela causa desgaste na pessoa do profissional. A gente busca em outro Projeto de Lei a regulamentação da carga horária para 30 horas. Campo Grande é única cidade que regulamentou em MS. Por que são profissionais precisam se se desligar do trabalho, para ter uma saúde mental mais equilibrada”, afirmou Sebastião.

Entrevista ao programa Giro de Notícias, do grupo Feitosa de Comunicação

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, frisou que trabalho de fiscalização vem sendo importante para que seja cobrado o número de profissionais adequados nas instituições. “Enquanto Conselho tivemos projetos de apoio com profissionais da área da saúde mental e psicólogos que doaram seu trabalho para atender os profissionais. Nós buscamos a Assembleia Legislativa para que fosse implementado de laborterapia nas instituições. E temos feitos fiscalizações e notificados os empregadores para colocar número adequado de profissionais para evitar a sobrecarrega. Temos mais de 40 ações civis, muitos processos de Ministério Público para que seja corrigido o número de profissionais, de certa forma reflete na atuação”. diz.

Restruturação
O Coren-MS alcançou avanços no modelo de atendimento. Modernizou o sistema oferecendo o plataformas online e adquiriu imóveis próprios as subseções de Dourados e Três Lagoas, permitindo aos profissionais os mesmos serviços e atendimento da sede em Campo Grande. “Temos preocupado da existência da autarquia, os profissionais por estarem com baixo salário, temos inadimplência e ele arrecada pelas anuidades. Como gestor tem que fazer boa administração do recurso, buscando economia, optamos pelo projeto e adquirimos recurso compramos imóveis próprios de Dourados e Três Lagoas para atender os profissionais da região, beneficiando muitas pessoas”, celebra.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...