Com mais do dobro de atendimentos, Coren-MS pede por mais profissionais e Sesau diz que não há previsão


23.04.2025

Após denúncia, o Coren-MS foi até o posto Coronel Antonino na manhã desta quarta-feira (23), verificar a sobrecarga dos profissionais da Enfermagem. Devido o aumento de crescimento de doenças respiratórias, viroses e aumento de casos de gripe e influenza, os postos de saúde estão ainda mais sobrecarregados.

 

Conforme Resolução 661 de 2021, do Cofen, referente a classificação de risco, aponta que o profissional de Enfermagem pode atender até 15 pacientes por hora, o que daria 90 pacientes a cada turno de seis horas.

 

“Ao chegarmos no local constatamos que a média é acima de 120 pacientes por turno. Soubemos de casos de profissionais da enfermagem que chegaram a atender 18 pacientes. Essa sobrecarga prejudica todo o atendimento do profissional, sem falar da exaustão, e é por isso que viemos até aqui”, explica o presidente o presidente do Coren-MS, Dr Leandro Dias.

 

Em conversa com os profissionais da Enfermagem da unidade, Renata Moraes, coordenadora do departamento da fiscalização do Coren-MS, verificou que durante o dia há quatro enfermeiros e onze técnicos de enfermagem, à noite são seis enfermeiros e a mesma quantidade de técnicos.

“Enquanto o número de médicos dobrou, a enfermagem continua esquecida”, lamenta a coordenadora.

 

Ao entrar em contato e relatar a situação a Sesau informou ao Coren-MS que não há previsão para aumentar o quadro de profissionais nos postos. O Coren-MS continua em conversa com a Secretaria reforçando a importância do cuidado do profissional da saúde.

 

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...