Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MS fortalece a ampliação de acesso a métodos contraceptivos feito por enfermeiros


15.08.2025

 

Desde que a inserção de métodos contraceptivos por enfermeiros foi regulamentada, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), tem promovido treinamentos de capacitação em diversas cidades do Brasil. Esta autorização veio com a Resolução Cofen nº 690/2022, que permitiu aos enfermeiros realizarem a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) e do implante subdérmico (Implanon), procedimentos antes restritos apenas aos médicos.

O impacto foi imediato, a medida gerou um aumento expressivo no número de inserções realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, a Enfermagem é cada vez mais procurada para atuar na programação familiar, garantindo mais autonomia às mulheres e ampliando a cobertura do planejamento reprodutivo.O levantamento positivo destes dados do Conselho Federal de Enfermagem mostram que, em regiões como o Distrito Federal, a inserção de DIU e Implanon por enfermeiros cresceu 147%. Na rede pública, apenas no último ano, a procura pelo método aumentou cerca de 44% após a oficialização da prática pela categoria.

 

 

Reconhecimento oficial

Um ano após a regulamentação, o Ministério da Saúde reconheceu oficialmente a autonomia da Enfermagem para realizar a inserção e retirada do DIU. O documento reforça que a medida está alinhada aos princípios do SUS e amplia o acesso ao cuidado, especialmente em áreas de difícil atendimento:

 

 

Com base nos princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher (COSMU) do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (DGCI/SAPS/MS) emite as seguintes considerações e recomendações sobre oferta, inserção e retirada do Dispositivo Intrauterino (DIU)” destacou a nota oficial do governo.

 

 

 

 

 

Coren-MS e realizações concretas 

O Coren MS realizou através do Grupo Técnico de Saúde da Mulher, no dia 13 de agosto de 2025 a capacitação de profissionais de enfermagem na inserção do implante subdérmico – Implanon.

O acesso aos métodos contraceptivos no Brasil é um direito garantido e um passo fundamental para a saúde sexual e reprodutiva. A escolha do método contraceptivo mais adequado deve ser feita com acompanhamento profissional, considerando as necessidades e características individuais de cada pessoa no planejamento familiar e reprodutivo. Também no dia 14 de agostos, Coren-ms, realizou a capacitação sobre a consulta de enfermagem em puericultura que é uma consulta de acompanhamento realizada pelo enfermeiro, focada na promoção da saúde e no desenvolvimento infantil, desde o nascimento até os 5 anos de idade. O objetivo principal é identificar precocemente possíveis problemas de saúde, avaliar o desenvolvimento da criança e orientar os pais sobre cuidados essenciais.

As duas capacitações foram coordenadas ela Enfª Dra. Karine Jarcem, Especialista em Obstetrícia e Mestre em Enfermagem pela UFMS e com a colaboradora do Coren-MS, a enfermeira especialista em obstetrícia Crislaine Nantes. Em ocasião a Enfª Dra. Karine, que também integra o quadro de conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul, ressaltou informações que não podem ser esquecidas:

 

 

 

A Enfermagem tem um papel fundamental na redução da mortalidade infantil, por meio da humanização da assistência e atuação pautada em evidências científicas, atuando desde o pré-natal, assistência ao parto, promoção do aleitamento materno, consultas de puericultura e vacinação“. Pontou Dra. Karine

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coren -MS esclarece que a inserção do Implanon por enfermeiros segue protocolos e diretrizes estabelecidos, garantindo a segurança e eficácia do procedimento. No escopo da instituição esta o cuidado com os dois lados, de quem atende e também de quem é atendido. Afinal na saúde, mais acesso significa mais cuidado, logo assim mais vida e menos morte. Os resultados comprovam que a atuação dos enfermeiros tem sido determinante para democratizar o acesso aos métodos contraceptivos, beneficiando mulheres de diferentes realidades e, sobretudo, aquelas que vivem em regiões com oferta limitada de serviços da saúde pública.

O Coren-MS reafirma seu compromisso de defender, valorizar e fortalecer a categoria que mais cuida do Brasil: Enfermagem, sem ela, saúde pública não acontece.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Coren-MS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...