Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MS se posiciona contra assédio moral e orienta profissionais da Enfermagem após denúncias na Santa Casa de Campo Grande


13.01.2026

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, manifesta preocupação diante das denúncias de assédio moral contra profissionais da Enfermagem que atuam no centro cirúrgico da Santa Casa de Campo Grande. As informações vieram a público nesta sexta-feira (9), por meio do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems), que relatou uma série de episódios graves ocorridos no ambiente de trabalho.

De acordo com o sindicato, além do atraso salarial e da paralisação dos servidores, trabalhadores relataram situações recorrentes de agressões verbais, xingamentos, intimidações e condutas incompatíveis com um ambiente de trabalho seguro e ético. Entre os episódios denunciados, estariam atos como chutes em portas do centro cirúrgico e o arremesso de instrumentos e pinças utilizados em procedimentos contra membros da equipe de Enfermagem. As denúncias envolvem profissionais de outra categoria que atuam na unidade hospitalar.

O Coren-MS reforça que qualquer forma de assédio moral, violência ou intimidação contra profissionais da Enfermagem é inaceitável, fere a dignidade humana, compromete a saúde mental dos trabalhadores e coloca em risco a segurança do cuidado prestado aos pacientes.

Diante do fato de as denúncias envolverem a Santa Casa de Campo Grande, o Conselho informa que tomará as providências cabíveis dentro de sua competência legal, enquanto autarquia responsável por fiscalizar e zelar pelo exercício ético e seguro da Enfermagem. As informações serão analisadas tecnicamente, e, se necessário, medidas administrativas e institucionais serão adotadas.

Orientação aos profissionais de Enfermagem
O Coren-MS orienta que profissionais que vivenciem ou presenciem situações de assédio moral, violência psicológica ou física no ambiente de trabalho devem:

*Registrar os fatos de forma detalhada, com datas, horários, locais e possíveis testemunhas;
*Guardar provas, como mensagens, e-mails, áudios ou outros registros que ajudem a comprovar a ocorrência;
*Procurar a chefia imediata ou a direção da instituição, quando possível;
*Formalizar denúncia junto ao Coren-MS, para que o Conselho possa atuar dentro de suas atribuições;
*Buscar apoio junto ao sindicato da categoria e, em casos mais graves, aos órgãos competentes, como o Ministério Público do Trabalho.

O Conselho reforça que o sigilo das denúncias é garantido e que o profissional não deve se calar diante de práticas abusivas. O Coren-MS segue firme na defesa da Enfermagem, atuando para garantir condições de trabalho dignas, seguras e respeitosas, e reafirma seu compromisso em combater qualquer forma de violência ou assédio no exercício profissional, com a palavra o Presidente do Coren-MS; Dr. Leandro Afonso Dias,

Assessoria de Comunicação Coren-MS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...