Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MS INFORMA: Profissionais da Enfermagem passam a ser prioridade na vacinação contra a dengue no SUS


22.01.2026

A prioridade

O Ministério da Saúde anunciou que os profissionais da Enfermagem e demais trabalhadores da Atenção Primária à Saúde passarão a integrar o grupo prioritário da vacinação contra a dengue em todo o país. A medida foi divulgada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 18 de janeiro de 2026, conforme noticiado pela Agência Brasil.

De acordo com o Ministério, cerca de 1,1 milhão de profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser imunizados a partir de 9 de fevereiro, com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan com tecnologia 100% nacional.

A vacinação será direcionada principalmente aos trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes comunitários de saúde e equipes multiprofissionais devidamente cadastradas na Atenção Primária.

A ampliação do público vacinado será possível com a entrega de um novo lote do imunizante. O Instituto Butantan prevê a produção e disponibilização de 1,1 milhão de doses adicionais até 31 de janeiro, garantindo a proteção dos profissionais que mantêm o atendimento direto à população.

A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única contra a dengue no mundo. Estudos clínicos apontam 74% de eficácia geral, além de 91% de redução nos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações, cobrindo os quatro sorotipos do vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Proteção e Reconhecimento

Para o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), a iniciativa representa um avanço importante na proteção, segurança e valorização da Enfermagem, categoria que está diariamente exposta ao risco de contágio e exerce papel essencial no enfrentamento das arboviroses e na sustentação do SUS.

O Coren-MS reforça que cuidar de quem cuida é uma estratégia fundamental de saúde pública, especialmente diante do aumento dos casos de dengue em diversas regiões do país.

Fonte: Agência Brasil

Assessoria de Comunicação Coren-MS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...