Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Dia Mundial de Combate a AIDS; confira ações que acontecem na Capital

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado hoje, dia 1º de dezembro.

01.12.2016

dia-mundial-de-combate-a-aidsO Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado hoje, dia 1º de dezembro. A data foi criada por uma decisão da Assembléia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.

Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, os números não são considerados positivos. O Ministério da Saúde divulgou Boletim Epidemiológico HIV-Aids, de 1980 a 2015 foram registrados 3.220 óbitos por Aids no Estado, que ainda vivenciou aumento de 12% no chamado coeficiente de mortalidade entre 2006 e 2015.

Pelos números da SES, os casos de Aids em menores de cinco anos de idade somam 49 em Mato Grosso do Sul, sendo 29 em Campo Grande. “Mais uma vez chamamos a atenção para a prevenção. Um pré natal bem feito, uma gestante que recebe acompanhamento elevamos a possibilidade de que não haja a transmissão para o bebê”, disse Daniele Martins. Ela disse ainda que mesmo durante a gestação é possível evitar que o bebê contraia a doença.

Gestantes – Segundo o boletim do Ministério da Saúde, o número de gestantes infectadas pelo HIV em Mato Grosso do Sul, no período de 2000 a 2015, considerando taxa de detecção por 1000 nascidos vivos é de 1.173 casos. Nesta quarta, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV.

AÇÕES – A Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio do Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA) irá desenvolver ações específicas de conscientização sobre a doença e os métodos de evitá-las. As ações serão centralizadas no CTA.

Além do atendimento de rotina, o CTA oferecerá café da manhã para os usuários do serviço, e centralizará as ações que se desenvolverão no CEDIP e no Hospital Dia, durante todo o dia, das 7h às 17h.
As equipes estarão também presentes, ao longo do dia, nos terminais de transbordo (ônibus urbanos) em ação de conscientização e distribuição de material informativo.
A Associação das Travestis e Transexuais do Mato Grosso do Sul realizará panfletagem no corredor central da UFMS das 13h às 17 hs.Após às 22 horas e até 1 hora da manhã serão realizadas, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Ibis, visitas técnicas para orientação e conscientização em Saunas, Casas de Massagens e Locais de trabalho dos(as) profissionais do sexo, com aplicação de teste de fluído oral e distribuição de preservativos masculino e feminino, gel e folders.

Programação:
7h às 17h 
CTA – CEDIP e Hospital Dia – Atendimento de rotina, no CTA início da manhã com café de boas-vindas para os usuários.

13h – 17h
Panfletagem no corredor Central da UFMS, ATMS – Associação das Travestis e Transexuais do Mato Grosso do Sul ( Fluido Oral das ONG’s )

18 horas
UFMS
Aids Hoje: diálogos interdisciplinares
Prof. Dr. Ana Rita Coimbra Motta Castro

CCBS/UFMS/Fiocruz-MS
Prof. Dr. Tiago Duque

CCHS/PPGE-CPAN
Prof. Dr. Guilherme Rodrigues Passamani

CCHS
Mediador: Prof. Dr. Marcelo Victor Rosa

CCHS

22h a 01h
Vista técnica e entrega de insumos,
• Sauna
• Profissionais do sexo
• Casa de Massagem

———
Serviço:
Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA).
Rua Anhandui, s/n, quase em frente ao Horto Florestal
Mais informações: Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA). Marco Aurélio, gerente técnico, telefone 3314-3455.
Acompanhamento médico – O acompanhamento médico da infecção pelo HIV é essencial, tanto para quem não apresenta sintomas e não toma remédios (fase assintomática), quanto para quem já exibe algum sinal da doença e segue tratamento com os medicamentos antirretrovirais, fase que os médicos classificam como aids.

Exames de rotina – No atendimento inicial são solicitados os seguintes exames: sangue (hemograma completo), fezes, urina, testes para hepatites B e C, tuberculose, sífilis, dosagem de açúcar e gorduras (glicemia, colesterol e triglicerídeos), avaliação do funcionamento do fígado e rins, além de raios-X do tórax.

Os casos novos de HIV em adultos sem co-infecções, estão sendo acompanhados no CTA, UBS Moreninha, UBS Dona Neta, UBS 26 de Agosto, UBS Cel Antonino, UBSF Itamaracá, UBSF Macaúbas, UBSF Iracy Coelho. Vale salientar que as UBS atendem a população de qualquer região e as UBSF atendem a população da área adstrita.

Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde.

Com informações da SCS-PMCG, com informações da Sesau
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...