Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen promove atualização em fiscalização da Enfermagem Obstétrica no Coren/MS

Foram realizadas reuniões internas e ações de fiscalização em unidades de saúde da mulher em Campo Grande

15.02.2017

Foram realizadas reuniões internas e ações de fiscalização em unidades de saúde da mulher em Campo Grande

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren/MS) recebeu a etapa da implantação do projeto de sistematização do processo de fiscalização em serviços de Enfermagem Obstétrica, direcionada a equipe de fiscalização e realizada pelo Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a fiscalização do Coren/PA.

Foram três dias (13, 14 e 15/2) de reuniões internas e ações de fiscalização em duas unidades da Capital, a maternidade Cândido Mariano e a UBS (Unidade Básica de Sáude) Nova Bahia.

“O objetivo é trabalhar a 2ª etapa de implantação da sistematização do processo de fiscalização em serviço de Enfermagem Obstétrica e o Coren/MS faz parte desse projeto no sentido de ampliar o apoio institucional, garantindo qualidade e qualificação dos serviços da enfermagem para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca Valdecir Herdy, coordenador do GT da Saúde da Mulher do Cofen.

Essa metodologia foi desenvolvida conjuntamente pela Comissão de Saúde da Mulher e pela Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen (CTFIS), a partir de experiência exitosa no Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA).

“A metodologia de fiscalização inclui questionário sobre temas como quantitativo de pessoal e qualificação; registros de Enfermagem e estrutura física; sistematização da assistência, entre outros. O questionário direciona o olhar dos fiscais, além de permitir a sistematização de dados sobre a assistência em enfermagem obstétrica, considerada um dos pilares do processo de humanização do parto. Os dados ajudarão a verificar a qualidade da assistência à mulher, dificuldades enfrentadas pela maternidade, além de auferir infrações”, completou Valdecir.

A fiscalização do Coren/MS participou com a presença da chefe do departamento de fiscalização do Coren/MS, Dra Daniele Drumond e a fiscal Simone Nery. “Tem muita importância recebermos esse tipo de treinamento, pois estamos tendo outro olhar sobre a saúde da mulher, podemos ter um foco melhor, em relação a centro obstétricos e onde não tem. Também capacitar enfermeiros, para estarem preparados ao atendimento daquela mulher que procura um parto seguro, tanto em hospitais, quanto na saúde pública também”, comenta a chefe do departamento, Dra Daniele.

Participaram também das reuniões e visitas, a membro da comissão de saúde da mulher do Cofen, Dra Elisanete Carvalho, a gerente do Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher de MS, Hilda Guimaraes, a fiscal do Coren/PA, Monica Santos e também a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo/MS), Dra Sônia Solange.

Conheça as normas do Cofen sobre atuação em Enfermagem Obstétrica com a Resolução Cofen nº 516/2016 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...