Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Comissão de Ética do Coren-MS participa da Semana da Enfermagem do Hospital Adventista do Pênfigo

Enfermagem da instituição passa por processo de implantação de comissão ética interna

20.05.2021

Presidente do Coren-MS fala com os profissionais do hospital

Profissionais da enfermagem que trabalham no Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande (MS), participaram nesta quinta-feira (20) de uma palestra sobre ética e legislação em enfermagem ministrada pela Comissão de Ética do Coren-MS, parte da programação da Semana da Enfermagem da instituição.

Ministrada pelos membros da Comissão de Ética, Drs. Luciene Gamarra e Dieimes da Silva, e pelo presidente do Conselho, Dr. Sebastião Duarte, a exposição foi realizada presencialmente com os cuidados de biossegurança recomendados durante a pandemia de Covid-19.

Os principais pontos destacados foram: a criação das comissões de ética nas instituições que contam com serviço de enfermagem; como uma denúncia ética pode ser feita e qual o seu trâmite; o que são imperícia, imprudência, negligência, omissão, conivência e desobediência aos requisitos técnicos, éticos e científicos; e quais são as legislações vigentes que os profissionais devem conhecer.

O Dr. Sebastião Duarte deu aos profissionais participantes exemplos práticos de infrações éticas, para tornar mais fácil o entendimento de situações que merecem atenção de todos os profissionais. Na oportunidade, ele parabenizou todos os técnicos e auxiliares de enfermagem pelo seu dia e destacou a força da categoria dentro das equipes de saúde.

Na ponta, à esquerda, os membros da Comissão de Ética do Coren-MS junto a profissionais do Hospital Adventista

O Dr. Dieimes da Silva fez a leitura e comentou a Resolução Cofen nº 593/2018, que normatiza a criação e funcionamento das comissões de ética de enfermagem nas instituições de saúde com serviço de enfermagem.

Implantação de comissão ética de enfermagem no Hospital – O Hospital Adventista do Pênfigo vai implantar, em breve, comissão de ética de enfermagem própria. A Dra. Luciene Gamarra explica como está sendo o processo. “Nós acompanhamos o início, realizamos um treinamento, empossamos os membros escolhidos e depois voltamos à instituição para saber como estão os trabalhos dessa comissão”. O objetivo é ajudar a fortalecer e legitimar a atuação da enfermagem nas instituições, ela complementa.

Este ano, receberam treinamento da comissão para criação de comissão de ética os profissionais da Santa Casa de Corumbá (MS) e do Hospital do Coração de Dourados (MS).

De acordo com a resolução citada acima, é obrigatória a implantação e funcionamento de comissão de ética de enfermagem em instituições com no mínimo 50 profissionais de enfermagem em seu quadro de colaboradores. A criação da comissão é acompanhada pelo Coren-MS, que recomenda e ministra treinamento durante o processo.

A existência da comissão ética de enfermagem em instituições de porte menor é facultativa. Ainda assim, seus responsáveis podem solicitar treinamento sobre ética e legislação em enfermagem ao Conselho.

Para entrar em contato com a Comissão de Ética do Coren-MS, é preciso encaminhar e-mail para presidencia@corenms.gov.br.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...