Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Comissão do Piso cobra solução para os pagamentos atrasados nos hospitais regionais, em reunião com Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa


22.02.2024

Na manhã desta quinta-feira (22/02), a Comissão de Acompanhamento e Implementação do Piso Salarial da Enfermagem no Mato Grosso do Sul se reuniu com o deputado estadual Lucas de Lima (PDT), presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa. O tema central da reunião é o atraso no pagamento do piso salarial aos profissionais dos hospitais regionais do estado.

Estiveram presentes o presidente da Comissão da Implementação do Piso, o conselheiro do Coren-MS, Dr. Enf° Wilson Brum, o presidente municipal da comissão da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados-MS (FUNSAUD) , Dr. Enf° Lindomar Freitas, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Mato Grosso do Sul, Sr. Wesley Cássio Goully, ambos fazem parte da comissão.

Wilson Brum destacou a situação preocupante do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul em Campo Grande-MS, Dourados-MS e Três Lagoas-MS, salientando que o recurso do piso é verba carimbada. “O Estado tem atrasado bastante o pagamento e o retroativo, causando grande angústia aos profissionais da enfermagem”, afirmou.

Deputado Lucas de Lima e o sr. Lindomar Freitas, de Dourados-MS

Falta de Transparência
Lindomar Freitas reforçou a situação em Dourados-MS, chamando atenção para a falta de transparência por parte do governo estadual. “Os profissionais cobram o pagamento do piso salarial, pois contam com esse recurso para o pagamento de suas contas básicas”, disse.

Wesley Cássio Goully abordou a carência de representatividade da enfermagem no estado. “Precisamos romper essa barreira e buscar na Assembleia Legislativa a voz que a categoria merece”, destacou.

O deputado Lucas de Lima se comprometeu a agendar uma reunião com a Secretaria Estadual de Administração e a Secretaria Estadual de Saúde para discutir o problema dos atrasos no pagamento do piso salarial. “Devemos discutir o pagamento não só como complemento, mas como salário. Mato Grosso do Sul poderia encabeçar a ideia de pagar o piso e porque não ser o Estado que pague o melhor salário da enfermagem brasileira. Nada os impedem”, defende o parlamentar.

Lucas de Lima convidou a Comissão do Piso para participar de encontros e debates sobre o repasse dos recursos. No dia 28 de março acontece a prestação de contas da Secretaria Estadual de Saúde na Assembleia Legislativa. Na ocasião, a Comissão terá a oportunidade de apresentar a realidade dos profissionais da enfermagem e cobrar soluções para o pagamento do piso salarial em dia.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...