Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MS protocola nota de repúdio contra vereadora em Dourados


24.07.2025

 

No centro o Presidente Coren-MS, Dr. Leandro Dias e seus conselheiros. Lado Esquerdo Sr Patrick Gutierre e lado direito Dr. Wilson Brum

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) protocolou nota de repúdio na Câmara Municipal de Dourados contra a vereadora, após vídeo publicado em suas redes sociais, em que acusa a enfermeira responsável de negar informações dos paciente da UBS, e em seguida derrespeitosamente com suas alegações, contribuiu na desinformação sobre o acesso das informações dos pacientes em unidade pública de saúde.

 

 

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei nº 13.709/2018) impede que tais informações tenham acesso sem qualquer critério e mais, não só a lei norteia este assunto, mas também o código de ética da enfermagem na resolução 564 de 2017, no seu artigo 52, que prevê, que estas informações são sigilosas a terceiros.

Em nota, o Conselho ainda ressalta que os parlamentares devem fiscalizar, nos trâmites da lei e dentro das suas atribuições, com responsabilidade e respeito aos profissionais que trabalham nestes setores.

 

NÃO É PRIMEIRA VEZ

No ano passado, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deu o prazo de dez dias para a parlamentar, prestar esclarecimentos sobre estas tais fiscalizações em unidades de saúde.Uma das primeiras denúncias encaminhadas foi pela Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Fundsaud).Ocorre na 16ª Promotoria de Justiça de Dourados/MS, um pedido de providências e medidas contra as acusações da vereadora realizadas em suas redes sociais, onde ela se dirige aos profissionais desrespeitosamente.

 

O QUE ESTAVA RUIM, PIOROU

É fato que há vários problemas a serem resolvidos na saúde, e que o poder público é leniente para dar soluções em situações críticas. Mas essa conta a enfermagem tem pagado junto com a população. A enfermeira deste episódio, Ana Claudia Wandscheer, relata que atitudes assim da vereadora, além de não contrinuem em nada, sobrecarrega ainda mais os profissionais de enfermagem que trabalham com minimas condições todos os dias.

 

Enfermeira Ana Wandscheer na UBS Dourados

 

 

 

“As atitudes dela mas atrapalham que ajudam a população, e ainda demonstram uma falta de conhecimento técnico daquilo que de fato o enfermeiro faz. Somos uma profissão autônoma que tem seu código de ética, que não deixamos de lado para garantir views. Fazemos o nosso trabalho da melhor forma que podemos, apesar dos déficits que temos aqui. Todos os dias estamos trabalhando e posso afirmar que em nove anos de profissão, nunca passei por isso. Estou desmotivada e isso me faz refletir sobre a profissão que escolhi, mas certo é que eu permanecendo na área, não vou estar aqui por quatro anos e sim pela vida toda.” desabafou Ana Wandscheer

 

 

 

No último trecho da nota de repúdio, o Conselho faz sua deferência final, ” Solicitamos, por fim, que esta manifestação de repúdio seja registrada e considerada como um alerta à necessidade de uma atuação política mais comprometida com o bem comum e com o fortalecimento das instituições “.

Na sala da presidência da Câmara dos vereadores o Presidente do Coren-MS e seu conselheiro sendo recebido por parlamentares

Fotos: Coren-MS

Fonte: Ministério Público

Assessoria de Comunicação Coren-MS

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...