Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Dia Mundial de Combate a AIDS; confira as principais ações pelo Estado

A falta de informação vem sendo uma das principais barreiras para o tratamento efetivo da AIDS no âmbito nacional

01.12.2015

dia MUNDIAL de combate a AIDSO Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado hoje, dia 1º de dezembro. A data foi criada por uma decisão da Assembléia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.

Em Mato Grosso do Sul, no ano de 2014, foram registrados 364 casos de AIDS, com os novos parâmetros de registro foram separados os casos de HIV positivo e de AIDS. Com isso, em 2015 foram registrados até novembro 312 casos de HIV positivo e 165 casos de AIDS.

A falta de informação vem sendo uma das principais barreiras para o tratamento efetivo da AIDS no âmbito nacional. De acordo com o Programa Estadual de DST/ AIDS, a falta de informações tem como consequência o tratamento tardio da doença.

Capital – O Programa Estadual de DST/ AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul inicia nesta terça-feira (1º) as ações que celebram o Dia Mundial de Luta Contra Aids. Às 9h, no saguão da Secretaria de Estado de Saúde a gerente técnica do Programa Estadual de DST/AIDS da SES, Danielle Martins realizará a palestra “HIV e AIDS” para servidores . O objetivo é levar informações essenciais para os servidores e tirar dúvidas sobre a doença e a prevenção.

Em Campo Grande, os testes rápidos podem ser feitos no Cedip, no Hospital Dia, no Centro de Testagem e Aconselhamento, da prefeitura, que fica na Rua Anhanduí, s/n e na ATMS (Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul).

O teste é aconselhado a pessoas que tiveram relação sexual sem preservativo ou compartilhou agulhas há mais de 30 dias. Se uma das duas situações aconteceu há menos de 30 dias, o teste pode não detectar o vírus.

Embora todas as unidades de saúde possam coletar material para o teste de HIV e exames de DST, assim como seu tratamento, quem deseja um resultado mais urgente, deve procurar um dos três locais.

No Centro de Testagem e Aconselhamento, por exemplo, é oferecido apoio psicológico aos pacientes que passam pelo teste, além de possibilitar o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

O local funciona das 17 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O telefone é o 3314-3450.

E para quem tem receio de ir ao local devido a exposição, Vera garante que todo o processo é feito com discrição, em salas fechadas. Caso o resultado seja positivo, há serviço psicológico para atender o paciente.

Já no Cedip, as informações podem ser obtidas através do telefone 3314 8289 e no Hospital Dia, pelo número 3345 3135.

Dourados – A Prefeitura de Dourados realiza ações acompanhando ação mundial que tem foco no alerta à prevenção do HIV/Aids. Haverá palestras, blitz informativas, campanha “Fique Sabendo” e outros.

Palestras estão acontecendo para os servidores públicos do CAM (Centro Administrativo Municipal), com o tema “Aids todos nós podemos ter. Prevenção, todos nós podemos fazer”. Haverá ainda distribuição de brindes e materiais informativos.

Às 16 horas terá blitz informativa para caminhoneiros na base da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-163 em parceria com o Sest (Serviço Social do Transporte) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Nessa mesma data, haverá ainda durante todo o dia no Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, a campanha “Fique Sabendo”. Através desta é realizado o teste rápido para detectar doenças e panfletagem, que também será estendida ao centro da cidade.

A campanha também será realizada na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) no período da manhã e da tarde, e nas unidades de saúde da Vila Vieira e Vila Hilda na parte da manhã.

Três Lagoas – Em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids, lembrado nesta terça-feira, 1º de dezembro, o Programa de DST/Aids realizará durante o período da manhã diversas ações na Praça Senador Ramez Tebet, em Três Lagoas.

A campanha é uma ação conjunta do Programa em parceria com Sest/Senat e com a faculdade AEMS.

Para quem não puder comparecer no local durante esta ação, a unidade do Programa DST/Aids presta o serviço de Centro de Testagem Aconselhamento (CTA), que desenvolve o trabalho de prevenção e orientação com intuito de alertar à população quanto as doenças sexualmente transmissíveis.

No CTA, além da distribuição de preservativos e palestras à população, é oferecido o serviço de teste rápido ou exames para detectar o vírus do HIV, Sífilis ou hepatite B e C. Os testes são de livre demanda, ou seja, não há necessidade de encaminhamento médico para a realização dos testes citados.

No caso do teste de HIV, a população interessada pode fazer o teste rápido, que fica pronto em menos de 15 minutos.

O programa DST/Aids está localizado na rua Bom Jesus da Lapa, 1078, no bairro Vila Nova, das 7h às 17h, sendo no período da manhã destinado para o atendimento médico e exames para a população e no período da tarde atendimento de urgências e ações de prevenção e orientação.

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (67) 3929-9893.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...