“Dia Nacional do Teste do Pezinho”, a importância do exame ao recém-nascido

O procedimento, obrigatório, é realizado em todo recém-nascido

06.06.2018

Com 42 anos de existência no Brasil nesta quarta-feira (6) é celebrado o “Dia Nacional do Teste do Pezinho”. O procedimento, obrigatório, é realizado em todo recém-nascido, preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida do bebê para detectar alguns tipos de doenças.

O exame é feito em maternidades e unidade de saúde do Brasil, o teste serve para investigar as seguintes doenças: Hipotireoidismo congênito; Fenilcetonúria; Doença falciforme e outras hemoglobinopatias; Fibrose cística; Deficiência de biotinidase e Hiperplasia adrenal congênita.

Casa haja algum tipo de alteração no resultado do exame os pais são comunicados, pelo serviço de Referência em Triagem Neonatal, para retornarem ao ponto de coleta para novos testes que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, em cada estado existe um serviço de Referência em Triagem Neonatal, menos em São Paulo que conta com quatro serviços. As unidade contam com médicos especialistas, além de uma equipe multidisciplinar que atende as crianças com doenças do escopo do PNTN antes do aparecimento do sintoma.

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...