Dra. Cristiane fala da autonomia da enfermagem no tratamento de feridas 

O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes Núcleo de Mato Grosso do Sul promoverá o Curso sobre tratamentos de Feridas no mês que vem

23.08.2018

Dra. Cristina Ost (Arquivo pessoal)

De acordo com a enfermeira estomaterapeuta, Dra. Cristiane Ost, a enfermagem tem um papel muito importante no tratamento de feridas, além de ter autonomia na prescrição do tratamento conforme a Resolução COFEN N. 567/2018. A especialista diz ainda que é muito importante que o profissional se atualize para dar o seguimento adequando e assim otimizar a melhora da paciente.

“Temos uma adversidade muito grande de pacientes com feridas, como por exemplo, os acamados, diabéticos e atualmente disponibilizamos de tecnologia para ajudar no tratamento”, afirmou Dra. Cristiane.

“E precisamos ter o manejamento e o preparo adequado da ferida para que ocorra uma cicatrização mais otimizada. Um resultado mais rápido é necessário, pois a ferida gera dor, sofrimento e até mesmo o isolamento social. Portanto a enfermagem tem um papel muito importante dentro do processo do cuidado”, acrescentou.

A enfermeira estomaterapeuta ressalta que o enfermeiro (a) tem autonomia nesse tipo de tratamento, prevista na Resolução do COFEN de N. 567/2017 que traz as atribuições da enfermagem nos cuidados das feridas. Ela ressalta ainda que, por ser permitida ao profissional a atuação da prescrição, o profissional deve estar habilitado e atualizado com o que há de melhor proposta das diretrizes no manejo. “É importante saber o tipo de cada ferida para dar o seguimento adequando do tratamento”, apontou.

Curso

Para os profissionais que se interessem em agregar mais conhecimento o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes Núcleo de Mato Grosso do Sul promoverá o Curso Feridas: Boas práticas no cuidado no formato EaD (Ensino a Distância) no mês que vem.

Para se cadastrar o interessado deve acessar o link https://goo.gl/forms/MgNbaXynpxXKhjNs1, o período de inscrição começou no14 deste mês e vai até o dia 31. O curso tem por objetivo atingir o público dos médicos e enfermeiros da atenção básica, a carga horária é de 20 horas e será realizado do dia 4 de setembro até 4 de outubro.

“O curso traz orientações de como conduzir o tratamento adequado, como é o preparo e a condução da ferida durante para dar um fechamento otimizado”, explicou.

Conforme o Art. 2º da Resolução 567/2018, o Enfermeiro tem autonomia para abertura de Clínica/Consultório de Prevenção e Cuidado de pessoas com feridas, respeitadas as competências técnicas e legais.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...