Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermagem pode administrar medicações em ambulâncias, reforça Ministério da Saúde


12.03.2025

Os profissionais de Enfermagem podem administrar medicações nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e outros serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, reafirma nota informativa do Ministério da Saúde. A nota 9/2024 explicita a organização do serviço e as atribuições de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, regulamentado pela portaria MS 2048/2002.

O enfermeiro, registrado no respectivo Coren e habilitado para ações de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, é responsável por supervisionar e avaliar as ações de Enfermagem; executar prescrições por telemedicina; prestar cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica a pacientes graves e com risco de vida; prestar a assistência à gestante, a parturiente e ao recém nato e realizar partos sem distócia e realizar manobras de extração manual de vítimas, entre outras atribuições. Medicamentos e soluções poderão ser utilizados, sob orientação do Médico Regulador da Central de Regulação e de acordo com protocolos padronizados pelo serviço.

A Rede de Urgência e Emergência no Brasil tem papel fundamental para garantir o acesso em tempo oportuno e eficiente a cuidados e “depende de um funcionamento integrado e eficiente de todos os seus componentes”, destaca a nota. A equipe mínima prevista para Unidade de Suporte Básico (USB) é composta por um condutor de ambulância e um profissional de Enfermagem.

“A nota informativa reitera as prerrogativas já existentes na legislação de Enfermagem, corroborando com boas práticas na assistência. Quando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) propôs a normatização das diretrizes de Enfermagem e reconhecimento do suporte intermediário de vida (SIV), já foram seguidas essas prerrogativas legais. Buscamos garantir a presença do enfermeiro nos casos de maior complexidade, que exigem conhecimentos científicos especializados e tomada rápida de decisões, respeitando as competências e prerrogativas de cada profissional de Enfermagem”, afirma o assessor técnico Sergio Martuchi.

As resoluções Cofen 688/2022 e 718/2023, que regulamentam a atuação do profissional de Enfermagem no SIV, encontram-se suspensas liminarmente, em ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Cofen recorreu, com base nas normativas já vigentes.

 

Fonte: Ascom/Cofen – Clara Fagundes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...