Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeira docente fala dos desafios de ensinar a “arte de cuidar”

“Conciliar a enfermagem e as aulas tem que ter muita dedicação”, diz profissional

16.10.2018

Conselheira, Sra. Carolina Lopes, parabeniza a profissional

O Brasil, na última segunda-feira (15), comemorou o dia dos professores, uma profissão que contribui no ensino de todos. O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) foi até a Santa Casa de Campo Grande para homenagear esses profissionais através das palavras da enfermeira do CTI (Centro de Terapia Intensiva), Dra. Sandra de Andrade Pereira, que atua em sala de aula, como professora, há 17 anos, ensinando aos alunos a “arte de cuidar”.

Logo que iniciou na Santa Casa no fim dos anos 90 a profissional de enfermagem foi convidada por uma colega para fazer parte da turma de professores da ETSUS (Escola Técnica do SUS). Ela revelou que no início ficou com receio, pois era um desafio novo, mas descreveu o momento como sendo uma das melhores experiências de sua vida profissional.

“Ando pelos corredores da Santa Casa e encontro profissionais que foram meus alunos, isso é algo que compensa muito na vida da gente. Pessoas que não conseguiam pegar em uma agulha, nem que rumo tomar e hoje se tornaram profissionais brilhantes. É uma recompensa muito grande”, afirmou.

“Quando se trabalha na enfermagem nos realizamos profissionalmente, mas em sala de aula é outro tipo de realização. Ensinar o que você faz todos os dias, dividir o que sabe com outras pessoas é incomparável”, acrescentou.

Além do ETSUS, Dra. Sandra também lecionou na Escola Padrão e no Senac, sempre levando conhecimento e contribuindo na formação de excelentes profissionais.

“A profissão é para os fortes”, diz enfermeira

Conforme a enfermeira Sandra, para conciliar a profissão e as aulas tem que ter muita dedicação. Ela diz que, não dá para ser mais “ou menos” em nenhuma das tarefas. “Além de trabalhar no hospital, tenho que dar aula e cuidar do meu filho de três anos. Mas sempre faço o melhor em todas as minhas funções, pois todos esperam o melhor de mim”, disse.

A professora, Sandra, ensina, durante suas aulas, que todos devem tratar dos pacientes como se estivesse cuidando de alguém que se ama. Não é um trabalho fácil, é árduo. A profissional afirma que não se pode pensar apenas em ganhar dinheiro, mas é preciso entender que o retorno vem de outra forma na vida de cada um.

“A enfermagem é para os que se dedicam de verdade, aos que sabem que realmente é uma profissão onde as pessoas precisam se doar de verdade. Uma área para os fortes”, destacou.

Educação no país

Avaliando o ensino, como um todo, no país, a professora, Sandra Pereira, ressalta que muita coisa deve melhorar no ensino, não só na infraestrura das escolas, mas também no comprometimento das pessoas. “Sou movido pela esperança, acredito que tudo pode melhorar”, afirmou.

“Tive alunos que começaram com muitas dificuldades financeiras e viram na profissão uma maneira de melhorar, não devemos desanimar nunca”, acrescentou.

Para Sandra, a enfermagem é um trabalho para vida, na área não se pode procurar um emprego, mas sim satisfação profissional. Pois a profissão não suporta alguém que quer apenas ser um empregado, mas sim quem quer se dedicar.

“Na sala de aula os alunos podem errar, mas dentro de uma unidade da saúde não são permitidos os erros. Então os alunos devem se aprofundar nos estudos para se tornarem bons profissionais no futuro”, finalizou.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...