Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Profissional referência em punção intraóssea treina região de Campo Grande


17.11.2021

Rose Abelha mostra local possível para punção intraóssea na perna

Quanto mais tecnologias para salvar vidas em situações de emergência, melhor. Uma delas, o uso de dispositivo para punção intraóssea, foi apresentada em treinamento gratuito direcionado a enfermeiros e enfermeiras de Campo Grande (MS) e municípios da região nesta quarta-feira (17).

Com o apoio do Coren-MS, a enfermeira Rose Abelha veio de Limeira (SP) para ensinar o procedimento aos profissionais de saúde. Ela é referência no Brasil por, desde 2007, difundir o dispositivo intraósseo como via rápida e eficiente para administrar soro ou medicações.

“É comum associarem a punção intraóssea ao atendimento pediátrico, porém não se restringe a isso. Ela é alternativa se o acesso venoso não for bem sucedido ou inviável tanto em crianças quanto adultos em estado grave de saúde”, explicou Rose.

Conselheiros deram boas-vindas aos participantes – Fotos: Ascom/Coren-MS

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, afirma que a oportunidade ajuda a habilitar enfermeiros para oferecer assistência segura à sociedade. A prioridade, neste caso, foram os enfermeiros da rede de urgência. “Outras iniciativas estão previstas para habilitar e qualificar importantes recursos humanos para a saúde”, ele adiantou.

Participação foi limitada a 25 enfermeiros por turno

Participaram cerca de 50 enfermeiros que atuam como professores em universidades da Capital e em instituições de saúde como Santa Casa de Campo Grande e Corumbá; Hospital Regional de Mato Grosso do Sul; Hospital Municipal de Coxim; Samu Aquidauana, Camapuã e Coxim; e CCR MSVia.

Ministrante trouxe dispositivos para demonstração

Disponibilidade – A enfermeira do Samu de Camapuã (MS), Samara Fernandes, avaliou o curso como excelente, e espera poder realizar o acesso intraósseo em breve. “Mesmo ainda não disponível na instituição em que eu trabalho, acredito que em um futuro próximo será utilizado em todo lugar. Nós precisamos nos atualizar e nos preparar para usar essa tecnologia e, assim, ofertar atendimento cada vez melhor aos pacientes”, relatou.

Os dispositivos de acesso intraósseo são agulhados e automáticos, e precisam ser disparados pelo profissional que está manuseando. Eles ainda não estão disponíveis em larga escala nas instituições de saúde.

Dourados – Nesta quinta-feira (18), o mesmo treinamento será realizado em Dourados (MS). Mais 50 enfermeiros da cidade e de municípios do entorno participarão.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...