Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeiro sul-mato-grossense conquista o Brasil com humor sobre trabalhar na Saúde

Diego Besou é sucesso na internet e nos palcos, onde estreou o show de humor “Tô de Plantão”

19.01.2022

Enfermeira é personagem destaque nos vídeos e também no espetáculo de Diego, “Tô de Plantão” – Foto: Divulgação/Equipe Diego Besou

Da enfermagem para o humor, o voo de Diego Besou foi rápido e intenso. Enfermeiro há 11 anos em Campo Grande (MS), em 2021 deixou um emprego na área para explorar sua veia cômica e seguir carreira artística.

O sucesso como comediante veio nos primeiros vídeos postados no TikTok e no YouTube sobre o lado engraçado do trabalho na Saúde. Publicado há seis meses, “Enfermagem por Amor” ultrapassou 1 milhão de visualizações nas primeiras 24 horas no ar.

O enfermeiro é artista de teatro desde a infância – Foto: Divulgação/Equipe Diego Besou

Ao ver e sentir na pele o estresse que tomava conta dos profissionais da saúde durante a pandemia de covid-19, ele foi gravando mais vídeos para fazer rir do cotidiano na área.

Também tem conquistado o público dos shows presenciais que realiza em teatros e casas de espetáculos Brasil afora, todos de acordo com as normas de biossegurança vigentes.

Humor com respeito – O respeito acompanha a arte de Diego Besou. Fazer graça com a rotina do trabalhador da saúde pode ser delicado por geralmente envolver exaustão e incluir desfechos difíceis, como a morte de um paciente. “Não é fácil, porém o trabalho do artista vem para suavizar as fortes emoções ligadas a essas profissões”, ele afirma. Cheio de fãs e críticos, se garante ao tirar de letra qualquer situação com leveza e bom humor.

O enfermeiro crê que o sucesso vem e se mantém quando não se diminui ninguém pelo que é ou pelo que trabalha. “É exatamente por eu conseguir retratar a rotina ali de uma forma gostosa e descontraída, sem diminuir ninguém”, fala.

Ele também aposta que o humor contribui para que as pessoas conheçam melhor a Enfermagem, profissão atribuída à maioria de seus personagens, é claro.

“Hoje eu estou fazendo algo que tem um valor inigualável para a Enfermagem, estou dando visibilidade à profissão, conquistando admiradores para ela. O Brasil terá o maior humorista da saúde e será um enfermeiro, se Deus quiser”, ele projeta.

Assista a um dos vídeos:

@diegobesou ENFERMAGEM POR AMOR 🤪 #enfermagem #enfermagemnotiktok #enfermagemcomedia #enfermagemporamor #enfermagemdadepressao #enfermagemchallenge #enfermagemdazueirakkk #medicina #fisiterapia #fonoaudiologia ♬ som original – Diego Besou

Trajetória como enfermeiro – Desde sempre apaixonado pela Enfermagem, ele passou a admirar a profissão ainda mais após caso de doença na família. Diego amparou e fortaleceu a mãe, Maria Helena, durante o tratamento agressivo de um câncer de mama e posteriormente de fígado. Infelizmente, a batalha foi perdida.

Após se formar como enfermeiro e se inscrever no Coren-MS em 2012, logo de cara foi trabalhar em Atendimento Pré-Hospitalar, onde permaneceu por seis anos. Também foi diretor de empresa de Home Care; enfermeiro assistencial em hospital referência em Oncologia; e fez especialização em Oncologia e Cuidados Paliativos, incentivado pela própria mãe.

E o quanto os plantões com Diego eram engraçados? – Foto: Arquivo pessoal

A motivação para o trabalho era ser como os mesmos profissionais que atenderam Maria Helena no passado. “Pouco pensei em remuneração ou qualquer outra coisa, pensava apenas em devolver para sociedade o atendimento maravilhoso que deram à minha mãe”, confirma.

A sua visão é que a Enfermagem tem bons profissionais e uma voz poderosa “que muitos nem imaginam”. “Carregamos o maior fardo da área da Saúde, e conseguimos!”, complementa.

Trajetória como artista – Diego é daquelas pessoas que consegue ver graça em qualquer situação, desde criança. Fez curso de teatro na infância para aperfeiçoar o que considera ser um dom de berço.

O personagem que trabalha na limpeza das unidades de saúde: Diego reconhece que todos são essenciais e não deixa ninguém de fora de seus vídeos e espetáculos – Foto: Divulgação/Equipe Diego Besou

O que o enfermeiro considera especial é o teatro. Antes mesmo de fazer parte da maior categoria da área da saúde, já havia tido contato com o público desse local. “Eu sou artista de teatro desde quando me entendo por gente. Antes de entrar na Enfermagem, já fazia palhaçadas na internet e peças teatrais relacionados a outros temas. Só nunca me imaginei fazendo conteúdos sobre a área da saúde”, conta.

Ele compara as duas experiências que tem tido, e amado. “Nos vídeos, eu recebo muitos comentários e me alegro com tantos compartilhamentos. Nos palcos, eu sinto a energia e a vibração das pessoas de perto e a energia é surreal”. Os shows de Diego têm atingido a lotação máxima permitida nos espaços físicos.

Aos 33 anos, se prepara para mudar de endereço. Vai para São Paulo (SP), onde pretende continuar trabalhando com o humor. Ele deixa um recado para os colegas da Enfermagem:

“Quero dar voz a vocês e mostrar para o mundo que a Enfermagem tem seu valor e precisa ser reconhecida por todos. Está difícil conquistar nossa jornada semanal de 30 horas e nosso piso salarial, mas não desanimem. Estou com vocês e quero muito ver a Enfermagem ser valorizada de verdade.

Antes de sermos profissionais da Enfermagem, somos seres humanos e guerreiros, acima de tudo. Imagine levar essa pandemia nas costas como levamos… nós somos muito mais do que podemos imaginar!”.

Diego é @diegobesou no TikTok, Instagram, Facebook e Kwai.

Espetáculo em cartaz – “Tô de Plantão” é o primeiro show idealizado pelo enfermeiro, ator e humorista Diego Besou, que a partir de sua experiência profissional e dos conteúdos que faz nas mídias sociais, teve a ideia de transformar a realidade em um espetáculo com duração de 1h30min. Todos os seguimentos da saúde são retratados de forma engraçada, descontraída e jamais vista.

Teatros atingiram lotação máxima permita em momento mais brando da pandemia – Foto: Divulgação/Equipe Diego Besou

A risada é garantida com situações cômicas envolvendo pacientes e profissionais da área da saúde. A direção é de Beth Terras e o roteiro é Diego Besou e Nathan Oliveira.

O espetáculo estará na terra natal de Diego no dia 13/02/2022. A apresentação será no Teatro Dom Bosco, às 20h. Ingressos já estão disponíveis aqui.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...