Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

HRMS abre seleção para 231 técnicos de enfermagem após Coren-MS apontar déficit de pessoal

Desde 2017, Conselho pede regularização do dimensionamento profissional e toma medidas para que isso ocorra

18.09.2020

Hospital é unidade referência para tratamento da Covid-19 em MS – Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (18), o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), localizado em Campo Grande (MS), abriu seleção simplificada para a contratação de 231 técnicos de enfermagem. A medida é motivada por escassez de recursos humanos na equipe de Enfermagem, apontada há cerca de três anos pelo Coren-MS.

O processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Estado. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 22 de setembro. O salário é de R$ 1.284,07; mais adicional de função de R$ 1.027,20; mais adicionais de insalubridade, de plantão de serviço e por trabalho noturno.

Desde 2017 o Conselho cobra que sejam sanadas as irregularidades e ilegalidades relacionadas ao déficit de profissionais da Enfermagem no Hospital, que é a maior unidade pública de atendimento de média e alta complexidade do estado, e atualmente referência para tratamento da Covid-19.

Registro de uma das últimas fiscalizações realizadas durante a pandemia – Foto: Arquivo/Coren-MS

O que o Coren-MS tem feito – Além de realizar fiscalizações periódicas, o Coren-MS ingressou com Ação Civil Pública e rito de interdição ética, uma ferramenta administrativa que os Conselhos Profissionais podem lançar mão para suspender os serviços profissionais em locais onde as condições de exercício da profissão oferecem riscos para os trabalhadores e para a população em geral.

“Acreditamos que a contratação por processo simplificado pode atenuar o problema por enquanto, mas ele será resolvido com efetividade quando for aberto concurso para os profissionais da Enfermagem. Entendemos que o ideal é os profissionais da saúde serem vinculados ao Estado, pois são patrimônios da sociedade”, comenta o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte.

Em 2019, superlotação no setor de pronto atendimento do HRMS e déficit de profissionais da Enfermagem foram acompanhados pelo Conselho – Foto: Arquivo/Coren-MS

Contratações temporárias – Durante a pandemia, o Hospital realizou outras contratações temporárias, a fim de garantir assistência adequada para enfrentar o momento. Com as novas admissões, o HRMS chegou ao número de enfermeiros considerado em conformidade com a lei nº 7498/86. O número de técnicos de enfermagem, porém, continua em déficit até o momento.

O que o Conselho requer agora é que, com a estabilização do momento de crise, o quadro de funcionários da Enfermagem não seja drasticamente reduzido e atenda ao dimensionamento profissional avaliado como adequado.

Importância dos técnicos de enfermagem – Atualmente, os técnicos de enfermagem representam a maioria dos profissionais da Enfermagem no Brasil e são profissionais indispensáveis para que a assistência ao paciente seja executada com segurança, humanização e qualidade.

Compete a eles a orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar; a participação no planejamento da assistência de Enfermagem; a execução de ações assistenciais de Enfermagem (exceto as privativas do enfermeiro); a participação na orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar; e a participação da equipe de saúde.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...