Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Informativo 21ª edição

Janeiro/2020

06.02.2020

Topo
21ª edição – Janeiro/2019
Um novo ano começou para a Enfermagem! O ano que é dedicado aos profissionais da área e às parteiras, conforme definido pela OMS. O objetivo é reconhecer o trabalho desenvolvido em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos em prol dessas profissões e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Nós, do Coren-MS, começamos o primeiro mês deste ano especial atuando e nos posicionando em favor da saúde de qualidade para toda a população sul-mato-grossense, além de colocar em consulta pública o primeiro de uma série de protocolos que podem mudar a história da Enfermagem no estado.

Confira os nossos destaques, a seguir.

Em Destaque
Coren-MS concede maior prazo para HRMS sanar ilegalidades e contratar profissionais

Mais 30 dias de prazo foram concedidos para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) tome medidas para contratação imediata de, pelo menos, 34 profissionais da Enfermagem.

Enquanto isso, fica suspenso o rito de interdição ética dos serviços desses trabalhadores na unidade, cujos trâmites são movidos pelo Coren-MS.

A decisão pela prorrogação atende a pedido do Ministério Público Estadual (MPMS), que intermedia o rito. O número de contratações mínimas estipulado é o necessário para que o HRMS consiga sanar ilegalidades quanto ao número de profissionais em seu quadro funcional.

A fiscalização do Conselho constatou déficit geral de 261 enfermeiros e 197 técnicos de enfermagem no HRMS. O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, explica que o déficit “resulta na ausência de profissionais em setores do hospital e está causando danos à segurança dos pacientes que dependem do cuidado da Enfermagem para sua reabilitação”. Nesse sentido, o rito de interdição é uma ferramenta para garantir o direito da população à saúde e para preservar os profissionais da área, que atuam em quantidade muito inferior a ideal.

“O Coren-MS visa a proteção da população de Mato Grosso do Sul, já prejudicada com a redução dos serviços do Hospital Regional, que é a maior unidade do SUS do nosso estado. Além disso, queremos preservar os profissionais de Enfermagem da unidade, que enfrentam sobrecarga diária de trabalho e precisam trabalhar em número e condições adequadas para continuarem honrando o compromisso de cuidar, zelar pela saúde e pela vida”, pontua o presidente. Leia mais.

Noticias

Aberta consulta pública ao Protocolo Saúde do Adolescente


O Coren-MS abriu consulta pública para a validação do primeiro de oito protocolos que poderão ser utilizados pela Enfermagem na rede da Atenção Primária dos 79 municípios sul-mato-grossenses. Essas produções serão capazes de guiar a assistência, potencializando o conhecimento científico e o cuidado colocados em prática pelos profissionais da área.O primeiro Protocolo de Enfermagem publicado para consulta é o da Saúde do Adolescente. De 28/01 até 11/02, será possível opinar sobre seu conteúdo (textos, referências, tabelas, fluxograma e imagens).São esperadas contribuições de pesquisadores e profissionais da Enfermagem que atuam ou atuaram em Mato Grosso do Sul, devido ao caráter regional dos Protocolos de Enfermagem disponibilizados pelo Coren-MS, porém, contribuições vindas de outros estados brasileiros também serão bem-vindas. Leia aqui e responda à consulta aqui.

Mais de 1,5 mil aguardam por cirurgias no Hospital Regional de MS

Maior instituição de saúde de atendimento de média e alta complexidade vinculada ao SUS em Mato Grosso do Sul, o HRMS poderá ter os serviços de Enfermagem suspensos por rito de interdição ética movido pelo Coren-MS, caso não adeque o número de profissionais da área à demanda de atendimento. Atrelada ao déficit de enfermeiros e técnicos de enfermagem na unidade, fila de 1.548 pacientes formou-se para espera por 18 tipos de procedimentos cirúrgicos.

A demora é maior para a cirurgia geral, que compreende as áreas abdominal, videolaparoscópica e trauma. Aguardam 740 pessoas, atualmente. A segunda maior é a ginecológica, sendo 274 a quantidade de mulheres na fila. Em seguida, vêm as cirurgias plásticas e as pediátricas. Esperam pela primeira 134 pacientes, enquanto 115 crianças aguardam para realizar os procedimentos que necessitam.

Centro cirúrgico funcionando parcialmente – Em visitas de fiscalização realizadas em novembro e dezembro de 2019, enfermeiros fiscais e a comissão sindicante do rito de interdição ética do Hospital Regional formado pelo Coren-MS, constataram que o Centro Cirúrgico da unidade funcionava com capacidade reduzida em 50%. Assim como esse setor, a Maternidade e as salas de cirurgias eletivas estavam com funcionamento comprometido.

Conforme apurado pelo Coren-MS e descrito em relatório de seu Departamento de Fiscalização, a situação se deve ao remanejamento de profissionais da Enfermagem dessas para outras repartições do Hospital, onde o déficit de pessoal era maior, e também às reformas que os setores estão recebendo. Leia mais.

Profissional
Primeiras fiscalizações do ano têm orientação e conversas com secretários de Saúde

O Coren-MS retomou o cronograma de fiscalizações em unidades de saúde, a sua principal atividade-fim, em janeiro. Os municípios visitados no mês foram Selvíria, Inocência, Rochedo, Rio Negro e Corguinho.

Ao todo, 22 instituições de saúde foram fiscalizadas. Entre elas estão hospitais em áreas urbanas e unidades menores, localizadas na zona rural. Junto à equipe de fiscalização, o Coren-MS levou aos municípios estrutura que possibilita o mesmo atendimento profissional oferecido em sua sede ou subseções.

O presidente Dr. Sebastião Junior acompanhou as viagens para falar aos secretários de Saúde sobre o potencial da equipe de Enfermagem nos municípios, especialmente quando compostas por enfermeiros obstetras. “Qualifica a assistência à mãe e ao bebê, podendo o enfermeiro obstetra assinar laudo de autorização de internação hospitalar a eles. Gera economia ao município”, explica. Leia mais.

Possível interdição ética no HRMS é assunto de reuniões na OAB/MS e MPMS
A dois dias da sua primeira Reunião Ordinária de Plenário (ROP) de 2020, membros do Coren-MS estiveram com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Karmouche, e depois com representantes da Saúde estadual.

Enquanto à OAB/MS foram solicitadas providências quanto ao resguardo dos direitos à saúde da população de Mato Grosso do Sul e dos direitos profissionais dos trabalhadores da Enfermagem do HRMS, a reunião com representantes da Saúde do Estado, que ocorreu por intermédio do MPMS, discutiu as estratégias apresentadas para conter o déficit de enfermeiros e técnicos de enfermagem na mesma unidade de saúde. Leia mais.

Profissional
Coren firma 1º TAC do ano para contratação de enfermeiro em clínica da Capital
O primeiro Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelo Coren-MS em 2020 resultou na contratação de um enfermeiro para o Instituto Oftalmológico de Mato Grosso do Sul, que fica em Campo Grande.

A necessidade de contratação foi notificada pelo Departamento de Fiscalização do Coren-MS à proprietária da clínica. O local precisa contar com um profissional de nível superior em Enfermagem por desenvolver atividades atribuídas em legislação a essa categoria.

Atendendo prontamente à solicitação, a proprietária da clínica realizou procedimento seletivo e efetivou a contratação, além de comparecer à sede do Coren-MS para assinar o TAC, formalizando junto ao Departamento Jurídico do Conselho acordo para regularização.

Auxiliar de enfermagem de Corumbá é contemplado em sorteio de TV

O auxiliar de enfermagem Jorge Vidal Sambrana foi o profissional de sorte que ganhou a TV 4K 50 polegadas sorteada ao fim da campanha de regularização profissional do Coren-MS.

O nome do ganhador foi revelado no dia 20 de dezembro de 2019, durante transmissão ao vivo do sorteio na página oficial no Facebook do Coren-MS. Jorge trabalha na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Corumbá.

Ele não pode acompanhar o sorteio, mas soube por ligação telefônica que foi contemplado. “É pegadinha? Não acredito! Estou aqui sentado no sofá, com minha família, e recebo essa notícia boa. Muito obrigado, Coren!”, ele reagiu, surpreso.

 

Rodape
Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...