Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Novo antibiótico pode tratar infecções resistentes


02.10.2012

Um novo tipo de antibiótico pode, efetivamente, tratar infecções resistentes a antibióticos ao desarmar – em vez de matar – bactérias que as causam. Os pesquisadores relatam a descoberta na edição desta terça-feira do mBio®, jornal online de livre acesso da Sociedade Americana de Microbiologia.

“Tradicionalmente, as pessoas têm tentado encontrar antibióticos que matam bactérias rapidamente. Mas nós encontramos uma nova classe de antibióticos que não são capazes de matar o Acinetobacter (gênero da bactéria), mas que pode proteger, não matando-o, mas impedindo que ele se transforme em uma inflamação”, afirma o pesquisador Brad Spellberg, do Centro Médico da Escola de Medicina David Geffen da UCLA.

Novas drogas são extremamente necessárias para o tratamento de infecções com a bactéria Acinetobacter baumannii, um patógeno que, comumente, atinge pacientes de hospitais e pessoas com a imunidade comprometida, por meio de feridas abertas, respiração por tubos ou cateteres. A bactéria pode causar infecções na corrente sanguínea potencialmente letais. Cepas da Acinetobacter baumannii adquiriram resistência para uma ampla gama de antibióticos, e algumas são resistentes a todos os antibióticos aprovados pelo FDA, agência americana reguladora dos medicamentos e alimentos, o que as faz intratáveis.

Fonte: Correio do Estado.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...