Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Por vacinas aos trabalhadores da saúde, Fórum de Conselhos pede novas estratégias a prefeito de Dourados

Representantes do Coren-MS destacaram demanda de profissionais da enfermagem da rede privada

26.04.2021

Membros do Fórum dos Conselhos Profissionais da Saúde reunidos na prefeitura de Dourados – Foto: Divulgação/CRMV

O atraso na vacinação contra a Covid-19 entre trabalhadores da saúde de Dourados, levou representantes do Fórum de Conselhos Profissionais da Saúde de Mato Grosso do Sul até a prefeitura do município nesta segunda-feira (26), para cobrar agilidade e entender as causas da demora. Eles foram recebidos pelo prefeito, Alan Guedes, e pelo secretário adjunto de Saúde, Edvan Marques.

Os mais afetados com a espera tem sido os contratados pela rede privada de saúde. Foi o que o membro do Fórum e presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Júnior Henrique Duarte, destacou. “Profissionais da enfermagem atuantes na rede SUS foram quase todos cobertos pela imunização contra a Covid-19, contudo, os da rede privada ainda aguardam essas vacinas e nos pedem auxílio para conseguirem ser imunizados o quanto antes”. Conselheiro do Coren-MS atuante em Dourados, Cleberson Paião confirmou a necessidade.

De acordo com o Dr. Sebastião, não receberam nem a primeira dose ainda especialmente os profissionais de estabelecimentos que estão na retaguarda do atendimento, como os atuantes em clínicas e no segmento home care. “Toda a enfermagem do município precisa estar vacinada para efetivamente conseguir proteger a sociedade”, pontuou. O Coren-MS realizou um levantamento de profissionais da enfermagem ainda não vacinados em Mato Grosso do Sul e pleiteou vacinas para atendê-los ao senador Nelson Trad Filho na semana passada.

A conselheira Federal do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em Mato Grosso do Sul, Márcia Saldanha, observou que “é importante fazermos o diálogo e pautar a interlocução na defesa da coletividade e proteção dos trabalhadores, destacando que as farmácias contam com trabalhadores jovens que ainda não receberam a vacina”.

A vacinação de trabalhadores da saúde está prevista Plano Nacional de Imunização – PNI. O grupo contempla 14 profissões.

Justificativa – O prefeito Alan Guedes justificou que a demora se dá “devido ao recebimento de poucas doses e a necessidade de vacinar o público de risco”. Afirmou, ainda, que espera poder contar com as doses que podem ser destinadas a Dourados caso a aquisição de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, negociada por Mato Grosso do Sul no consórcio dos estados para a compra de vacinas.

Guedes também disse que o município de Dourados recebe em média 8% das vacinas recebidas pelo estado.

O Fórum de Conselhos Profissionais se comprometeu a enviar levantamento de profissionais da saúde que aguardam a vacina à prefeitura que, por sua vez, vai analisar novas estratégias de vacinação que alcancem esses grupos na totalidade.

Outros profissionais da saúde e outras preocupações – O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS), Rodrigo Piva, defendeu que os médicos veterinários sejam vacinados, conforme o PNI. “A medicina veterinária está exposta aos riscos de contágio pelo Covid-19, especialmente porque não pode suspender suas atividades por lidar com a vida dos animais de estimação, o controle de doenças de origem zoonóticas e ainda a inspeção dos alimentos de origem animal”.

Também participaram da reunião representantes do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia e Conselho Regional de Odontologia. Ao todo, 14 Conselhos Profissionais formam o Fórum.

Outros assuntos de igual preocupação entre os conselheiros foram tratados com o prefeito e o secretário adjunto durante a reunião. Entre eles estão a compra de kit intubação e a abertura de novos leitos de UTI no município.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...