Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Samu reúne equipe para comemorar sete anos de implantação


03.07.2012

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 completa sete anos de implantação em Campo Grande. Com uma equipe de 500 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos, na manhã desta terça-feira(3), o secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina, acompanhado do coordenador do Samu, Mauro Luiz de Brito Ribeiro, promoveram uma celebração para os colaboradores que fazem em média 3,5 mil atendimentos de socorro pré-hospitalar por mês. O evento aconteceu na sede da unidade, no bairro Vila Pioneira.

A estrutura do Samu conta com 15 ambulâncias rodando na Regional, que além da Capital atende os municípios de Terenos, Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo. O titular da Sesau destacou o espírito de perseverança demonstrado pela equipe que atua no atendimento à sociedade. “Esse trabalho que vocês realizam é sublime e indispensável à população. As pessoas têm um respeito pelo Samu e reconhecem o nível de importância que esse atendimento possui. Apesar das dificuldades, seja por estrutura ou pelo peso na responsabilidade que a função lhes impõe, é notório que a missão de salvar vidas vem em primeiro lugar para cada um de vocês da família Samu”, considera Mazina.

O médico André Britto integra à equipe desde o início da implantação do programa e reconhece o peso da responsabilidade em fazer parte da equipe Samu. “É uma responsabilidade grande estar dentro daquela ambulância a fim de garantir a vida da pessoa até a chegada ao hospital. Hoje, não me imagino fazendo outra coisa. Sou apaixonado pelo que faço e hoje temos motivos para comemorar os avanços nos últimos anos. Melhoramos a estrutura e lutamos, a cada dia, para que o atendimento seja cada vez melhor”, disse o médico.

O coordenador do Samu concorda com André Britto e reforça que a unidade luta incansavelmente para melhorar ainda mais o atendimento e, principalmente, o tempo resposta de atendimento pré-hospitalar. “Esse é o grande objetivo do Samu. Fazer um atendimento de excelência ao paciente antes da chegada ao hospital. Esse atendimento na maioria das vezes determina como será a recuperação da pessoa. O Samu tem buscado junto à Secretaria de Saúde melhorar a estrutura de veículos para as transferências de pacientes de unidades de saúde para outras e, isso, vai afetar no nosso grande objetivo que é o de focar o atendimento na assistência pré-hospitalar. A Prefeitura é sensível quanto a estas questões e não tem medido esforços para promover essa melhoria para a sociedade”, disse Mauro, lembrando que o Samu Regional de Campo Grande foi habilitado pelo Ministério da Saúde e passará a receber recurso para manutenção da sua estrutura.

Estrutura

A sede do Samu fica na rua Casa Paraguaia, s/n, esquina com a avenida Joana D’Arc, no bairro Vila Pioneira. O serviço dispõe atualmente de profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe administrativa, entre outros funcionários que mantêm a qualidade do atendimento oferecido pelo Samu. Pelo número 192, a população tem acesso a informações de saúde (especialidades médicas e serviços de saúde disponíveis na rede municipal) e à assistência da unidade móvel.

Em Campo Grande, das 11 unidades móveis de que dispõe para prestar assistência à população, o Samu conta com três de suporte avançado e oito de suporte básico. As unidades de suporte básico, compostas por um técnico e um condutor socorrista, atendem os casos de menor complexidade. Por mês, o Samu responde a uma média de 3,1 mil atendimentos e transporte nas ambulâncias de suporte básico.

Nas unidades de suporte avançado, constituídas por médico, enfermeiro e condutor socorrista, o atendimento aos casos mais graves chega a uma média mensal de 690 pacientes. Após receber os primeiros socorros, conforme a gravidade o paciente pode ser levado a um Centro Regional 24 horas, a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao hospital.
Participou da solenidade de comemoração dos sete anos do Samu a coordenadora de Urgência e Emergência da Sesau, Gyslaine Budib e a secretária-adjunta da Sesau, Ana Lúcia Lyrio.

Fonte: CapitalNews.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...