Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Secretaria de Saúde estabelece norma de controle do medicamento Talidomida


22.08.2012

A Secretaria Estadual de Saúde publicou resolução nº 50/SES/MS, de 21 de maio de 2012, estabelecendo o sistema estadual de controle da Talidamida, definindo ainda os fluxos do medicamento, do credenciamento da unidade dispensadora, do cadastro do médico prescritor, da entrega de receituário e cadastros de paciente usuários.

A talidomida é um medicamento desenvolvido na Alemanha, em 1954, inicialmente como sedativo. A partir de sua comercialização, em 1957 gerou milhares de casos de Focomelia (síndrome caracterizada pela aproximação ou encurtamento dos membros junto ao tronco do feto, tornando semelhante a uma foca).

Utilizado durante a gravidez, a talidomida ultrapassa a placenta e interfere na formação do feto, provocando graves defeitos visuais, auditivos, da coluna vertebral e, em casos mais raros, do tubo digestivo e problemas cardíacos.

Atualmente a talidomida é utilizada para tratamento de Aids, Lupus, doenças crônico-degenerativas, câncer e transplante de medula. Ainda não existem pesquisas sobre período seguro de eliminação do medicamento do organismo e o prazo para engravidar é de no mínimo um ano após a suspensão do medicamento.

Fonte: MidiaMax.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...