Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Vereador de Maracaju manifesta apoio ao PL do piso salarial da Enfermagem e divulga balanço de ações

Tendo trabalhado como técnico de enfermagem no município, foi um dos parlamentares eleitos nas últimas eleições

05.05.2021

Maracaju fica na região Sul de Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação/Prefeitura de Maracaju

Localizado na região Sul de Mato Grosso do Sul, Maracaju foi um dos municípios do estado cujo eleitorado elegeu um profissional da enfermagem como vereador nas últimas eleições. O ex-técnico de enfermagem e hoje vereador Oseias Carvalho Rodrigues, foi um dos candidatos que se sensibilizaram com as pautas da área e recebeu parcela dos votos confiados a quem se comprometeu a trabalhar pelo desenvolvimento das profissões e indicadores da Saúde.

Registro do vereador em atividade na Câmara de Maracaju – Foto: Divulgação/Vereador Oseias

Nas últimas semanas, ele procurou o Coren-MS para manifestar apoio às ações pela aprovação do Projeto de Lei nº 2564/2020, que tramita no Senado e pode instituir piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem. Falou do seu trabalho pela Saúde de Maracaju, focado nos profissionais da área, e prestou contas sobre os primeiros dias de mandato.

Leia abaixo entrevista com ele:

Como foi trabalhar como profissional da enfermagem em Maracaju?
Vereador Oseias – Atuei durante 13 anos no Hospital Municipal como técnico de enfermagem, parte na área assistencial mesmo, outro trecho como técnico de enfermagem do trabalho. Depois de formado no curso técnico, procurei o segmento da segurança do trabalho, e hoje sou graduado na área tecnológica de segurança do trabalho, além de ser bombeiro civil.

A Enfermagem é uma profissão que eu amo muito, sou muito feliz e contente por ter feito parte disso. Foi a experiência que, principalmente, me motivou a seguir na carreira política. Via ali o quanto a população carece de assistência do poder público. Agora quero contribuir com o crescimento e o desenvolvimento da minha cidade, especialmente na Saúde, na Educação e com o processo de renovação política.

Sou hoje um vereador que tem a intenção de ajudar no desenvolvimento completo da população, embasado nesse vínculo maior com a Saúde que vem do amor pela Enfermagem e por reconhecer a importância da equipe multiprofissional. Embora não trabalhando mais como técnico de enfermagem, reconheço a profissão como essencial para a sociedade e estou comprometido em trabalhar pelo seu reconhecimento social.

Qual o balanço dos seus primeiros 100 dias de mandato?
Vereador Oseias – Eu tive a oportunidade de realizar várias ações não somente pela Saúde, pela área da Enfermagem, mas também por outros campos: educação, saúde, lazer e esporte, por exemplo.

Um deles foi o projeto de lei de minha autoria que prevê inserção do técnico de enfermagem nas escolas e creches do município. Foi aprovado por unanimidade. Ele é de grande valia, haja vista que aqueles locais não têm esse profissional para colaborar na saúde dos estudantes e dos profissionais da educação e administrativo. O técnico de enfermagem estará ali para proporcionar mais segurança e mais agilidade no atendimento.

Conseguimos também aprovar um decreto que vai homenagear todos os profissionais da enfermagem neste mês de maio. Será um reconhecimento do mérito de todos que estão na frente da batalha contra a Covid-19.

Também cobramos mais agilidade na vacinação contra a doença, queremos que chegue mais rapidamente em nosso município e nos distritos daqui. É prioridade proteger nossos moradores.

Outra ação é o pedido de incorporação da contratação de assistente social para o nosso hospital, que ainda não temos. Esse profissional, tão essencial quanto o da enfermagem, irá agregar resolutividade para a população atendida na unidade.

Quais outras ações suas podemos esperar até o fim do mandato?
Vereador Oseias – Como Saúde é o tema dos mais discutidos em todo o mundo agora, vou me esforçar para centrarmos nele. A Saúde em Maracaju tem melhorado, mas é possível avançar ainda mais, somos uma região que cresce. Precisamos oferecer mais serviços e ser a todos.

Uma das próximas metas é trabalhar pela capacitação dos profissionais da área, porque sei que isso reflete em maior qualidade no atendimento à população, vivi na prática da profissão. Contamos muito com o Coren-MS nessa atividade.

Pauta muito importante que temos é a implantação de mais leitos de UTI para Maracaju. Recentemente foi inaugurado pronto socorro no Hospital Municipal, com 16 leitos para internação. Porém, precisamos trabalhar para conseguir mais, ainda mais durante a pandemia e com o aumento de acidentes de trânsito que acompanhamos nas últimas décadas. Ainda estamos muito dependentes da Capital e temos que encaminhar as emergências para lá. Conseguir mais leitos para trazer qualidade e autossuficiência ao atendimento da população de Maracaju é um dos principais objetivos do meu mandato.

O Coren-MS esclarece que o objetivo desta publicação é abrir espaço de fala para personalidades políticas da Enfermagem no estado, de forma a estimular a participação e consciência política da categoria em torno do desenvolvimento da profissão e da área da Saúde. A promoção dos entrevistados como figuras públicas não é visada. Se você foi eleito, e também deseja prestar contas à enfermagem sul-mato-grossense sobre suas ações nos canais do Coren-MS, entre em contato enviando e-mail para presidencia@corenms.gov.br.

Clique aqui e confira o levantamento completo de votos dados a profissionais da enfermagem de Mato Grosso do Sul nas últimas eleições.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...