“A enfermagem tem necessidade de políticas para a profissão”, declara o presidente do Coren-MS em entrevista à Rádio Agitta Cidade de Três Lagoas

No mês da Enfermagem, o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião manifesta a gratidão e reconhecimento aos profissionais da enfermagem por estarem mudando o perfil da saúde
O presidente do Conselho Regional de Mato Grosso do Sul de Enfermagem (Coren-MS), Dr. Sebastião Duarte, em entrevista à rádio Agitta Cidade 102,9 de Três Lagoas (Grupo Hoje Mais) lamentou que ainda haja falta de políticas públicas para atender as especificidades da classe da Enfermagem.
O Conselho tem participado de movimentos que buscam a valorização dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, como a implementação do Piso Salarial da Enfermagem, o respeito ao dimensionamento profissional em todas as unidades de saúde nos 79 municípios de MS. “Precisamos de políticas que atendam à classe”, disse.
O Dr. Sebastião diz que uma das preocupações do Conselho está na manutenção da profissão. “Nós temos 30 mil profissionais no Estado e precisamos de mais pessoas que queiram estudar enfermagem. Por ser uma profissão essencial, que faz todo o cuidado aos seres humanos”, frisou Dr. Sebastião.
Entretanto, o Dr. Sebastião avalia que é fundamental os trabalhadores terem carga horária justa e que possam receber um salário mais digno. “Existem áreas menos complexas do que o cuidado ao ser humano, que remunera melhor e oferece melhores condições. Na enfermagem precisamos disso, políticas que atendam as necessidades de sustentabilidade da categoria, disse.
“Nossa esperança é que seja regulamentado o Piso Salarial em nível nacional e que atenda a reivindicação tanto dos sindicatos quanto da associação brasileira de enfermagem e do sistema Conselho Federal e Conselhos regionais de enfermagem “, aguarda o presidente do Coren-MS.
No mês da Enfermagem, onde é celebrado no dia 12 de maio (o Dia do Enfermeiro) e no dia 20 de maio (o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem), o Coren-MS realiza a 11ª Semana da Enfermagem. A abertura será na sexta-feira (12/05), no auditório da Santa Casa de Campo Grande. O tema desta edição será “Enfermagem – Uma força para a saúde brasileira”.
“Parabenizamos todos os profissionais de enfermagem de Mato Grosso do Sul e do Brasil. A nossa gratidão e reconhecimento por estarem mudando o perfil da saúde da sociedade. E que a população zele pelos profissionais de enfermagem por serem patrimônio do povo”, deseja Dr. Sebastião.
Veja Mais
- 26/05/2023 11:19
Semana de enfermagem no Hospital Regional MS aborda o tema sobre liderança - 26/05/2023 08:04
Mais dois municípios de MS regulamenta o piso salarial para os profissionais de enfermagem - 25/05/2023 18:00
Profissionais de Enfermagem são homenageados na sessão solene em Dourados-MS - 19/05/2023 07:18
1ª Mostra de trabalhos de Residência em Enfermagem e Residência Multiprofissional/Núcleo de Enfermagem divulga resultados - 18/05/2023 10:30
Governo do Estado autoriza concurso para 279 profissionais da saúde; ação judicial do Coren-MS cobra contratação de 83 enfermeiros e 43 técnicos de enfermagem