Coren-MS e Sesau se unem no combate à dengue em Campo Grande


07.03.2024

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren-MS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), se reuniram na tarde desta quinta-feira (07/03), para discutir ações conjuntas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa visa capacitar profissionais de enfermagem e colaboradores do Conselho para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

O presidente do Coren-MS, Dr. Leandro Dias, destacou a preocupação com a dengue, que eleva o número de atendimentos nas unidades de saúde. “É fundamental trabalhar na prevenção agora, antes que a epidemia se instale. Agir com antecedência é muito mais eficaz do que combater a doença quando ela já está disseminada”, afirmou.

Parceria estratégica para o controle do mosquito

O coordenador, Vagner Ricardo dos Santos, e o chefe de serviço de ações intersetoriais da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Sesau, Marcos Luiz de Oliveira, manifestaram entusiasmo com a parceria. Vagner salientou que todas as ações da secretaria são discutidas no Comitê da Dengue, permitindo a identificação das regiões com maiores índices de focos do mosquito. Na sede do Coren-MS, no bairro Monte Castelo, região central de Campo Grande, foi instalada uma armadilha para capturar os ovos do mosquito. Um pote de água com um pedaço de madeira foram deixados na sede e dentro de sete dias, voltará uma agente de saúde, para analisar na borda do pote se foram colocados larvas do mosquito. Com essa medida é possível detectar o número de óvulos e se há no raio de 300 metros infestação do mosquito da dengue.

“A região Sul de Mato Grosso do Sul já acendeu um alerta preocupante contra a dengue. Por mais que Campo Grande não apresenta números alarmantes e nem casos de morte, necessita de mais ações de prevenção, já que o pico da doença está previsto para os meses de abril e maio”, informou o coordenador, Vagner Ricardo.

“Dia D” e “Semana da Enfermagem”: mobilização para a prevenção

O Coren-MS pretende ser parceira e manifestou o interesse de realizar um Dia D de combate à dengue, mobilizando profissionais da saúde e o campo acadêmico. A iniciativa de prevenção também será integrada à Semana da Enfermagem, no mês de maio, promovendo ainda mais o engajamento da categoria. “Precisamos aumentar o número de ‘soldados’ nessa batalha contra a dengue. A parceria com o Coren-MS é fundamental para fortalecermos as ações e vencermos essa luta”, disse o chefe do setor de ações intersetoriais, Marcos de Oliveira.

Ações conjuntas para um futuro livre da dengue

A união entre Coren-MS e Sesau representa um passo importante para o controle do mosquito Aedes aegypti e a prevenção da dengue em Campo Grande. Através da capacitação, conscientização e ações conjuntas, as entidades esperam alcançar resultados positivos e proteger a saúde da população. A luta contra a dengue exige um esforço conjunto de todos os setores da sociedade. Participaram da reunião a conselheira, técª Dayse Clemente, o chefe de gabinete, Patricio Cardoso, e assessora técnica, Adriana Rodrigues.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

COMUNICAÇÃO >> FALE-CONOSCO


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 17:00