Coren-MS troca experiências com professores da UFSJ visando parceria para mestrado profissional

Cursando o programa de mestrado fora da sede, enfermeiros de Mato Grosso do Sul poderiam se beneficiar de parceria

06.12.2021

Encontro discutiu possível cooperação entre Coren-MS e UFSJ para formação de enfermeiros – Fotos: Ascom/Coren-MS

Na manhã desta segunda-feira (6), professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-rei (UFSJ) estiveram na sede do Coren-MS para trocar experiências sobre mestrado profissional na área. Durante o encontro, foram lançadas ideias de possíveis parcerias visando a formação presencial de enfermeiros de Mato Grosso do Sul.

Os docentes Dra. Eliete Albano Azevedo Guimarães, Dra. Valéria Conceição Oliveira, Dr. Tarsicio Laerte Gontijo e Dr. Richardson Miranda Machado, apresentaram as principais linhas de pesquisa em Enfermagem trabalhadas na UFSJ e seus impactos sociais no estado de Minas Gerais. O programa em que atuam foi implantado em 2014 e já formou centenas de pessoas.

Professora Dra. Eleite, da UFSJ, apresenta o Programa de Pós-Graduação e seus resultados desde a implementação

De acordo com a professora Dra. Eliete, o ensino é pautado na integração. “Um tronco grande em que você tem mestrandos, iniciação científica e residentes atuando”, afirmou.

Pesquisa em MS e vagas fora de sede – Representando o Coren-MS na reunião, estavam o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, a conselheira Dra. Nivea Torres, e o colaborador do Coren-MS Dr. Rodrigo Guimarães. Os Drs. Sebastião e Rodrigo, também docentes na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), apontaram caminhos para a pesquisa que podem ser explorados regionalmente.

“Tendo em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a localização de Mato Grosso do Sul no mapa, podemos pensar em como pesquisas da nossa Enfermagem podem beneficiar países com que fazemos fronteira”, sugeriram como exemplo o presidente e colaborador do Coren-MS.

O Dr. Sebastião falou aos professores da UFSJ sobre o convênio Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), maior programa de financiamento de mestrados profissionais do Brasil. São oferecidas vagas fora de sede, ou seja, pesquisadores de regiões onde não há mestrado profissional podem ser admitidos para estudarem em outro estado. Há também as vagas na própria sede, em programas já existentes.

Diante da impossibilidade de parceria com universidade local para a oferta de vagas em Mato Grosso do Sul, a UFSJ poderia tornar-se sede alternativa para que mestrandos sul-mato-grossenses façam parte do programa Cofen/CAPES.

Formar profissionais ou regular a sua formação não é atividade finalística dos Conselhos Regionais de Enfermagem, no entanto, as trocas de experiências e cooperações são investimento para o desenvolvimento da profissão e consequente contribuição do órgão para com a sociedade.

O Dr. Sebastião Duarte apresenta o ProfSaúde aos docentes de MG

Mestrado ProfSaúde com vagas abertas para MS – O Dr. Sebastião Duarte apresentou aos visitantes o mestrado ProfSaúde em Mato Grosso do Sul, que oferece vagas para enfermeiros na modalidade a distância.

Mais de 400 profissionais de diversas instituições já passaram pelo programa. Uma nova turma está sendo formada e as inscrições seguem até 14 de fevereiro de 2022. Clique aqui para saber mais.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...