Ferramenta no site do Coren-MS possibilita dimensionamento de Pessoal de Enfermagem

08.07.2022

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren/MS) passa a disponibilizar uma novidade na internet que é a Calculadora para Dimensionamento de Pessoal da Enfermagem. O sistema foi criado pelo Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação e cedido para adaptação pelo Conselho de Mato Grosso do Sul para que pudesse beneficiar o cálculo nas instituições.

O Sistema Informatizado para Dimensionamento dos(as) Profissionais de Enfermagem é baseado na Resolução Cofen 543/17 e foi criado para auxiliar enfermeiros(as) coordenadores(as) e responsáveis técnicos(as) a dimensionar suas equipes e atender as demandas das normas exigidas para um ambiente adequado de trabalho.

É possível realizar dimensionamento das Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, Centro de Materiais e Esterilização, Saúde Mental, Hemodiálise, Centro de Diagnósticos, Atenção Primária e Unidades Especiais. Além desta ferramenta, foram elaborados materiais de apoio para coleta de dados nas unidades, a fim de facilitar a inserção das informações. É recomendado que a coleta seja realizada por um período mínimo de 90 dias, período no qual se terá um panorama fidedigno do perfil da unidade, trazendo mais segurança ao dimensionar os dados. De posse dos dados coletados por unidade, basta o(a) enfermeiro(a) lançá-los no sistema e o cálculo será automaticamente gerado.

O sistema está disponível para todos(as) os(as) enfermeiros(as) pelo site do Coren/MS, no link Dimensionamento (http://corenms.gov.br/servicos-online).

A Resolução COFEN nº 543/17, atualiza e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Estes parâmetros representam normas técnicas mínimas, constituindo-se em referências para orientar os gestores, gerentes e enfermeiros dos serviços de saúde, no planejamento do quantitativo de profissionais necessários para execução das ações de Enfermagem. O período recomendado para coleta de dados é de no mínimo 90 (noventa) dias, o que dependerá da realidade institucional.