História de vida na enfermagem: Cleusa, após 44 anos dedicados à profissão, conquista carteira de remida


23.06.2023

Técnica atua na Santa Casa de Campo Grande e deseja visitar a filha que mora nos EUA

Para realizar sua inscrição remida após ter exercido a profissão por 44 anos de forma exemplar, a técnica, Cleusa Ribeiro de Oliveira Mendes, procurou o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS). Este é o último passo por ter contribuído por quase 44 anos regularmente com as obrigações.

“Eu comecei no dia 1º de agosto de 1979 como atendente de enfermagem. Em 1992 passei para auxiliar e 1995 em técnico de enfermagem”, descreveu.

Natural de Itaporã-MS, mora na capital Campo Grande, onde mesmo aposentada, continua atuando como técnica na Santa Casa de Campo Grande. A decisão de parar veio da necessidade de cuidar da própria saúde e ficar mais tempo com a família. Mãe de dois filhos, ela possui imenso carinho pelos netos. “Tive Covid-19 em 2021 e agravou os problemas de saúde. E uma pessoa diabética, como sou, preciso me cuidar”, disse levando a sabedoria de quem atendeu centenas de pacientes enfermos.

Conhecer os Estado Unidos
Cleusa planeja visitar a filha. Ela mora nos Estados Unidos. “Será a minha primeira viagem internacional. Quero ficar pelo menos uns seis meses”, compartilha. Sobre deixar a enfermagem, a profissional conclui “a saudade será grande, é a minha vida desde dos 19 anos”.

A inscrição remida é um direito dos profissionais por ter 30 anos de contribuição com anuidade no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O benefício é um reconhecimento pelos serviços prestados à classe permitindo que o profissional fique isento da taxa e continue exercendo a profissão. A inscrição remida deve ser solicitada e toda a documentação atualizada no Coren para a emissão da nova carteira. O documento antigo será cancelado, a partir de então.

Com remida pode votar
Profissionais que estejam desempregados também podem solicitar a suspensão temporária da inscrição, sendo obrigatório reativá-la para retomar o exercício profissional. Além disso, as inscrições remidas permitem que eles continuem no sistema sem contribuir com as anuidades, além de votar e ser votado nas eleições das regionais. Em outubro haverá eleição nos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

COMUNICAÇÃO >> FALE-CONOSCO


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 17:00