Profsaúde: inscrições abertas para mestrado profissional em saúde da família

Há vagas para enfermeiros. Inscrições podem ser feitas até 14/01/2022

01.12.2021

Começam hoje, 1° de dezembro, as inscrições para o curso de mestrado profissional multiprofissional em Saúde da Família – Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (Profsaúde). Ao todo, estão sendo oferecidas 237 vagas, distribuídas entre as 26 instituições que fazem parte da rede – há seis vagas reservadas para Mato Grosso do Sul. As categorias contempladas nesta chamada são enfermeiros, médicos e odontólogos. Interessados podem realizar a inscrição até 14 de fevereiro de 2022.

Inscreva-se já!

O mestrado profissional é oferecido por uma rede nacional constituída de 31 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), e tem o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação como instituições demandantes e financiadoras.

O objetivo do Profsaúde é formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em Saúde da Família; fortalecer as atividades educacionais de atenção à saúde, produção do conhecimento e de gestão em Saúde da Famíliá nas diversas regiões do país; além de articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia de Saúde da Família; e ainda estabelecer uma relação integradora entre o serviço, os trabalhadores, os estudantes da área de saúde e os usuários.

O Profsaúde é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e aprovado em 2016.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa à fortalecer a expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação. Seu público-alvo são profissionais de saúde, em especial aqueles ligados à Atenção Primária e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria. O curso é oferecido na modalidade semipresencial, com momentos presenciais e atividades desenvolvidas à distância.

Para mais informações, acesse o site do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (Profsaúde).