Semana de enfermagem no Hospital Regional MS aborda o tema sobre liderança

26.05.2023

Dando continuidade às celebrações ao Mês da Enfermagem, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), realiza as atividades da 9ª Semana da Enfermagem 2023 com homenagens, oficinas e palestras. Na manhã desta sexta-feira (26/05), a conselheira do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Enfª Dra. Nivea Lorena Torres, palestrou sobre a “Mentalidade por Trás da Liderança”.

A abertura contou com a presença do secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Dr. Sandro Benites, vereador licenciado que atuou como médico do CIATOX (Centro de Atendimento Toxicológico). À frente da secretaria relatou os desafios da pasta e frisou a importância da palestra. Sandro costuma dizer que existem três tipos de pessoas que atuam na rede pública. O primeiro que gosta de ajudar, o segundo que apenas ocupa espaço e o terceiro que não faz nada por ninguém. “Se você é profissional de saúde e da rede pública tem que gostar de gente. Se não gosta? Precisa procurar outro trabalho. No setor público, as pessoas precisam de empatia. Isso não depende de licitação e muito menos de dinheiro”, afirmou.

Nívea Torres é mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Também atua como Coach e Analista Comportamental. A profissional alertou aos profissionais sobre a harmonia do ambiente de trabalho é um fator extremamente importante para o sucesso da organização. “Conflitos acontecem em todos os locais”, disse. “Nós temos que desenvolver auto conhecimento para contribuir com a resolução de conflitos. Quanto mais habilidades comportamentais melhor para si e para a equipe” completou.

O sucesso de uma pessoa tem 80% a ver com a inteligência emocional, enquanto 20% da técnica ou cognitiva. Outro assunto abordado foi sobre liderança. “Na prática tem muitos líderes que não são chefes. É preciso saber o que está por trás de uma liderança”, defende Nívea. Prestigiaram o evento os conselheiros, Sra. Carolina Lopes de Morais, e Dr. Flávio Tondati Ferreira. A 9ª Semana da Enfermagem do Hospital Regional de MS (HRMS) tem como tema “Enfermagem, Um Olhar Para o Futuro”. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes de saúde receberam homenagens da instituição.